União Planetária!

Quem Somos

A UNIÃO PLANETÁRIA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, que tem como objetivo principal a defesa dos ideais das Nações Unidas de fraternidade universal, de paz mundial, de justiça social, o que implica em trabalhar pelo fim da miséria e de todos os males sociais, através da busca por estabelecer novos paradigmas a partir de valores éticos, morais, culturais, sociais, assistenciais, econômicos, ambientais e espirituais cada vez mais elevados. Fundada em 1997, a UNIÃO PLANETÁRIA desenvolve projetos nas áreas social, educacional, ambiental e comunicação em todo o país, disseminando exemplos positivos, iniciativas de sucesso e os resultados produzidos pela convicção daqueles que não perderam a esperança na humanidade. Nesse contexto a UNIÃO PLANETÁRIA criou a TV SUPREN, uma televisão plural e democrática, que valoriza a pluralidade de ideias, de crenças e de saberes. Uma TV que expressa o anseio de milhões e milhões de pessoas por mudanças de paradigmas, pela vida ética e sustentável no planeta, pela utopia de que é possível viver num mundo de paz, de amor e de felicidade.

Nossa Atuação

Ao longo desses anos de existência, a União Planetária firmou acordos, convênios e parcerias com diversas instituições públicas e privadas desenvolvendo inúmeros projetos, dentre os quais podemos mencionar: 

TV SUPREN

A TV SUPREN mostra a força dos exemplos de pessoas, organizações e movimentos que trabalham em prol da construção de um mundo melhor, com o compromisso de disseminar a consciência coletiva da responsabilidade individual pelas mudanças que vão garantir, progressivamente, a construção de um mundo melhor para as gerações presentes e futuras. 

CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS 

Convênio firmado com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o Centro de Referência em Direitos Humanos do Distrito Federal, chamado de Casa de Direitos União Planetária é um espaço de cidadania e democrático habilitado e preparado para fornecer orientações gerais sobre os direitos fundamentais do ser humano à população. 

ECOAR: PROTAGONISMO EM REDE

Outro convênio firmado com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o projeto Ecoar: protagonismo em rede tem o objetivo de implementar e acompanhar núcleos de educomunicação nas escolas públicas do DF. A proposta apresenta em seu escopo ações que visam promover o enfrentamento da violência, discriminação, preconceito, intolerância, abuso e maus tratos de crianças e adolescentes. Desenvolve oficinas de comunicação para o fortalecimento da participação política no espaço da escola e na comunidade. As oficinas têm como pano de fundo a educação em Direitos Humanos, a Pedagogia das Virtudes e a Comunicação positiva.

MOVIMENTO NÓS PODEMOS BRASÍLIA

 O Movimento Nós Podemos Brasília é um movimento de voluntários APARTIDÁRIO, ECUMÊNICO e PLURAL da nação brasileira que visa ao alcance dos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil. Foi criado para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países, inclusive o Brasil. O Movimento é uma iniciativa da sociedade civil, composta por empresas, governos e organizações sociais para envolver toda a sociedade e os governos no cumprimento dos ODMs. Na prática, o Movimento reúne iniciativas sociais espontâneas, de diferentes setores da sociedade brasileira.

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS PARA A DIVERSIDADE RELIGIOSA

Em Convênio firmado com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o Centro de Referência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa é um projeto, cujas vertentes se clarificam na filosofia básica da promoção dos direitos humanos, mediante o empenho e a prática do cotidiano dos segmentos religiosos, como significantes parceiros nas atividades de atendimento e relações presentes com a sociedade. Com o apoio e a colaboração de diversas organizações, movimentos e pessoas, identificadas com a defesa e o respeito às diversidades religiosas, promove reuniões e encontros em todas as capitais brasileiras, nas quais participam lideranças religiosas de todos os segmentos, representantes dos poderes, estudiosos e a comunidade em geral, com vistas a fortalecer o conhecimento e as ações que promovam os direitos e deveres atinentes ao tema.

PONTÃO DE CULTURA

 O Pontão de Cultura, Convivência e Paz visa identificar e divulgar pontos de cultura que estejam desenvolvendo projetos de convivência e paz no Brasil, para inspirar e incentivar novas práticas na comunidade e proporcionará oficinas de audiovisual para 150 jovens inseridos nestes pontos.