As ideias mudam o mundo

A mentalidade vigente, os costumes, aquilo que é aceito pela coletividade como normal, definem a sociedade humana. O mundo é o que é a sua cultura, seus paradigmas e valores. Por isso, para atuar de forma efetiva na transformação social, é necessário atuar primariamente na transformação das consciências.

Sem a virtude, o mundo não muda

Todos os problemas enfrentados pela humanidade, em maior ou menor escala, possuem as suas raízes na ausência de virtudes. Sendo assim, acreditamos que é no desenvolvimento de virtudes que se encontra sua solução. A única forma de relacionamento saudável está nos valores imateriais como a solidariedade, a cooperação, o amor, a fraternidade, a justiça e a paz.

As virtudes podem ser desenvolvidas

Nelson Mandela disse: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”. Em conformidade com este pensamento, acreditamos que todas as virtudes podem ser desenvolvidas nos indivíduos, desde que tenhamos uma sociedade que possibilite e favoreça o florescer dos aspectos positivos das pessoas e das relações.

A transformação do mundo precisa vir de várias fontes

Sendo a sociedade uma estrutura complexa, organizada por diversos segmentos, é impossível que a sua transformação ocorra sem a ação combinada dos seus distintos setores. Desta forma, postulamos que a verdadeira transformação social deverá ser fomentada em todos os setores e camadas da sociedade, através de ações científicas, culturais, espirituais, educacionais, dentre outras.

A importância de ações políticas suprapartidárias

Consideramos a política como importante instrumento da transformação social. No entanto, o Movimento acredita que a atuação suprapartidária fortalece o trabalho do resgate dos valores éticos. Desta maneira, atuamos de forma independente, defendendo ideias maiores como os de justiça, fraternidade e amor universal.

A importância da espiritualidade suprarreligiosa

Consideramos as religiões importantes à sociedade, eis que portadoras de códigos de ética e reflexões sobre o sentido da vida. No entanto, consideramos que é essencial uma atuação espiritual supra religiosa, com a participação de todos os segmentos religiosos, sem quaisquer discriminações, com a percepção de que a espiritualidade é base indispensável para a regeneração humana.

A transformação como processo

O Movimento tem consciência de que, após séculos de adoção de valores individualistas e indiferença às mazelas humanas e de abandono social, é necessária a concentração de esforços, para as transformações desejadas. Eis que longo será o caminho de reencontro com as virtudes, mas com a consciência também de que a semeadura produzirá, a seu tempo, bons frutos.