Por Luís Felgueira sub supervisão de Cátia Abreu- 

Felicidade é a palavra de ordem. A universidade de Brasília está fazendo história ao inserir na grade curricular a disciplina “felicidade” em sua primeira turma da America do Sul. As duzentas e quarenta vagas oferecidas, foram imediatamente preenchidas. A aula inaugural no campus do gama teve como participantes alunos e a comunidade. O idealizador do curso falou das estratégias que deverá usar para preparar os alunos para os desafios do dia a dia. “Nós não vamos oferecer uma receita de bolo para eles, então é fundamental que a gente parta do principio de que eles precisam saber o que é felicidade pra cada um deles, e precisa ter instrumentos para se mover e sair do ponto onde estão e conquistem uma vida melhor e mais feliz”, diz o professor, Wander Pereira da Silva.

Uma disciplina inspirada nas universidades de Havard e Yale, dos Estados Unidos, tem como meta proporcionar aos alunos formas para enfrentar os contratempos da vida fazendo da experiência acadêmica algo que traga um aprendizado para a felicidade, como conta o estudante Isaac Borges. “Essa disciplina é um marco para nós daqui da UnB, principalmente, e para o país que esta abordando esse tema pela primeira vez. “As pessoas se sentem muito depressivas, de acordo com o semestre e as matérias por serem muito pesadas, então, isso é um fator muito importante para contribuição da educação principalmente do Brasil”.

A disciplina felicidade é ministrada, também, na Universidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Lá, mais de 70 alunos estão matriculados e a instituição ainda oferece a oportunidade para alunos ouvintes. A expectativa para uma disciplina voltada para o estudo vivencial é grande e o momento de desesperança atual, pode se tornar algo do passado quando no final de 2018 esses sorrisos saírem da teoria para pratica. A estudante Guinnyver de Oliveira ressalta: “faço acompanhamento por causa de problemas psicológicos e realmente espero que essa matéria me ajude nesse semestre a conciliar tudo direitinho, sem ter nenhum problema desse tipo” finaliza a estudante.