Brasília tem sua primeira unidade de Serviço de Limpeza Urbana inaugurada no Pistão Sul

Por Luis Felgueira – Sob supervisão de Janaína Vieira 

Inaugurada há pouco menos de um mês, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), com capacidade para empregar noventa pessoas, tem gerado emprego a ex-catadores do lixão da estrutural e de vários pontos do Distrito Federal. “Esta é a primeira instalação de recuperação de resíduo inaugurada no DF, uma instalação definitiva, que foi toda pensada justamente para a prestação de serviço de triagem”, disse Flora Fujiwara, coordenadora de instalação de resíduo do espaço. Ela também ressaltou que “a unidade conta com duas organizações de catadores. Elas criam a coleta seletiva dispostas pela população do Distrito Federal de forma a segregar o que é plástico, o que é papelão, o que é embalagem longa-vida, para comercialização por parte das organizações dos catadores”.

Quem também se mostrou esperançosa com a Unidade e feliz com os trabalhos é a ex-catadora do lixão da estrutural e atual assistente-administrativa do SLU, Valdeliza Araujo. “Agora estamos aqui neste galpão e é muito bom, porque a rendas das famílias vai melhorar, mas ainda estamos no começo e todo começo é difícil, mas nós agrademos muito”, ressaltou a administradora, representando os catadores. Valdeliza aproveitou a reportagem para fazer um apelo: “que o povo se conscientize e separe os resíduos, porque deste jeito ajuda o nosso trabalho”.

No local, trabalham as cooperativas da Plaferre e Coopera. Uma estrutura que conta com mais de oitenta funcionários, duas esteiras para separação dos resíduos, contêineres para armazenamentos, sala de triagem e de reunião, refeitório, vestiário e escritório.

Saiba mais na reportagem da TV SUPREN, canal de comunicação da União Planetária: