A UNIÃO PLANETÁRIA é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), qualificada pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, que tem como objetivo principal a defesa dos ideais das Nações Unidas de fraternidade universal, paz mundial e justiça social, o que implica em trabalhar pelo fim da miséria e de todos os males sociais, através da busca por estabelecer novos paradigmas a partir de valores éticos, morais, culturais, sociais, assistenciais, econômicos, ambientais e espirituais cada vez mais elevados. Fundada em 1997, a UNIÃO PLANETÁRIA desenvolve projetos nas áreas social, educacional, ambiental e comunicação positiva em todo o país, disseminando exemplos positivos, iniciativas de sucesso e os resultados produzidos pela convicção daqueles que não perderam a esperança na humanidade. Nesse contexto, a UNIÃO PLANETÁRIA criou também a TV SUPREN, agora Canal SUPREN, um espaço educativo e cultural, que valoriza a pluralidade de ideias, de crenças e de saberes. Uma TV 100% de boas notícias.

Nossa Atuação

Em mais de duas décadas, a União Planetária empreendeu diversas iniciativas em prol de um mundo melhor, além de inúmeras  ações voltadas aos  ODM.  Em 2021, tendo em vista o fato de os objetivos da União Planetária corresponderem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, os dirigentes da UP decidiram adotar como centro de todas as atividades da instituição a disseminação e implementação dos ODS. Assim, a nossa programação, inclusive televisiva, estará voltada, primordialmente, para os ODS, que ampliam expressivamente a percepção do Brasil e do mundo que queremos para todos.

Conheça, a seguir, alguns dos projetos da UP:

SUPREN

De cara nova, e na busca pela implementação dos ODS, a TV SUPREN,  agora  Canal SUPREN, é o canal de comunicação da União Planetária (UP), uma Organização da Sociedade Civil (OSC) qualificada pelo Ministério da Justiça como Oscip, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

O Canal Supren é um espaço educativo e cultural, comprometido com as pautas do bem, as boas notícias focadas no saber, na sociedade, na espiritualidade, na saúde, no bem estar, no meio ambiente e, agora, especialmente comprometido com a disseminação, acompanhamento e implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

Com o lema: Para uma nova consciência, uma nova televisão, a União Planetária criou o Canal Supren por acreditar no poder da comunicação como difusora de novas práticas. Acredita que divulgar boas ações pode criar uma corrente do bem, utilizando o poder da mídia para estimular o engajamento dos seus telespectadores e internautas.

Você também acredita nisso? Então entre nessa onda ODS-Supren com a gente!

O Canal Supren conta com produção própria de conteúdos positivos, além de abrir espaço para a veiculação de produções de parceiros que compartilhem dos mesmos ideais.

Seja SUPREN! Entre nessa onda ODS-Supren com a gente e nos ajude a espalhar boas notícias por aí!

Acesse este link e veja a reportagem sobre a nova identidade visual do Canal Supren! http://uniaoplanetaria.org.br/2021/03/15/tv-supren-agora-canal-supren-entra-2021-de-cara-nova/

PEDAGOGIA DAS VIRTUDES

O movimento surgiu em 2013, sob coordenação da União Planetária. O Pedagogia das Virtudes é composto por mais de 50 instituições, onde se incorporam voluntariamente e em igualdade de condições entidades públicas e privadas, instituições das mais diversas especialidades por um objetivo comum: Atuar de forma efetiva na transformação social. Como? Por meio de uma educação em valores desde a infância, para que, em diferentes fases da vida, sejamos capazes de construir relações sociais mais justas e solidárias. A mudança depende de cada um de nós, não tem outro jeito, e o primeiro passo para essa transformação é o cultivo de virtudes que conduzem à mudança de mentalidade.

PROJETO EDUCACIONAL SUPREN

O ambiente escolar impessoal e os métodos educacionais desconectados da vivência prática dos estudantes estão entre as várias críticas válidas aos pilares da sociedade contemporânea. Nesse sentido, a União Planetária apresenta o Projeto Educacional Supren, que adapta à realidade brasileira a metodologia SEE Learning™ (Aprendizado Social – Emocional – Ético), desenvolvida pela Universidade de Emory nos EUA, em parceria com o Instituto Dalai Lama.

A instrução acontece por meio de projetos nos quais o discente aprende fazendo e contextualizando os saberes conectados pelas diversas disciplinas. A escola é aberta à comunidade do entorno com oficinas e projetos com ênfase especial nas áreas de saúde, alimentação, sustentabilidade, cultura de paz, comunicação não violenta e empreendedorismo. Esta metodologia visa proporcionar aos jovens participantes a consciência de que eles são os  protagonistas das suas histórias e das mudanças que percebem necessárias em suas comunidades.

O ambiente escolar do Educacional Supren também é pensado para traduzir a compreensão sistêmica da realidade. O uso inteligente da água captada, a energia limpa, a produção de alimentos em hortas e agroflorestas, o cuidado com o ambiente urbano em que os  estudantes vivem, são formas não apenas de melhorar o contexto em que estão inseridos, mas de demonstrar os ciclos, com causas e consequências das prioridades de sua comunidade. A escola também tem foco nas famílias, com abertura para educar e capacitar pais e lideranças comunitárias.

O estudo não é apenas presencial, é também utilizado por meio do Sistema de Gestão de Aprendizagem integrado a um Sistema de Gestão de Conteúdos para produzir a gestão das matérias no modo educação a distância. Assim, o compartilhamento de informações permite que novas ideias possam ser consideradas de forma coletiva, eficiente e criativa, ligando questões e resultados a uma biblioteca de soluções onde são armazenados e compartilhados conteúdos gerados pelas pesquisas, projetos colaborativos nacionais, internacionais e materiais “freeware”. Os materiais fazem parte da Rede Internacional de Escolas Gaia, vinculados ao movimento Educação Gaia e GEN – Rede Global de Ecovilas.

MOVIMENTO 2022/2030 – O BRASIL E O MUNDO QUE QUEREMOS

Ainda na área de educação, foi lançado em 2015 o Movimento 2022: O Brasil que Queremos, fruto de uma parceria entre a União Planetária e a Universidade de Brasília, por intermédio  do Núcleo de Estudos do Futuro.

Uma vez que a Agenda 2030, da ONU, busca implementar um plano de ação para o planeta, as pessoas e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e está em plena sintonia com os  propósitos da União Planetária, a entidade resolveu ampliar o alcance do movimento para “Movimento 2022/2030: O Brasil e o Mundo que Queremos”, envolvendo o 2º Centenário da Independência e os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Movimento concebeu espaços, em 12 Grupos de Estudos, para diálogos construtivos entre acadêmicos, profissionais de diferentes áreas do conhecimento e representantes do governo e da sociedade civil sobre questões que afligem o país, objetivando encontrar soluções e respostas.

Uma das metas do Movimento é envolver a juventude na busca dos caminhos virtuosos da agenda 2030. Em uma primeira etapa, os universitários. Assim, foram feitas parcerias com as principais instituições de ensino superior do Distrito Federal: Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do DF, Universidade Católica de Brasília, Centro Universitário UDF, Centro Universitário IESB, Centro Universitário UniCEUB e a Universidade Internacional da Paz (UNIPAZ).

Em 2017, foi estabelecida uma parceria com a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (ANDIFES), que congrega 63 universidades federais do Brasil. Isso possibilitou a indicação de representantes de várias universidades, institutos e entidades do país para atuação no Movimento. Aderiram também como parceiras da iniciativa várias instituições importantes no cenário brasileiro, tais como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/Brasília), a Ordem dos Advogados do Brasil/Seção DF (OAB/DF) e o movimento Todos pela Educação (TPE/São Paulo).

Saiba mais sobre o Movimento no site: http://www.2022brasil.org.br/

VOLUNTARIADO

Para ao mesmo tempo servir de apoio às frentes de atividade da União Planetária (UP) e incentivar a participação da sociedade nos âmbitos de atuação da entidade, a UP incentiva o trabalho de voluntariado em suas equipes. Qualquer pessoa, independentemente de ideologia política, crença religiosa, cultura e tempo pode atuar, conforme suas capacidades e habilidades, nos projetos da UP.

Com o slogan “Seja um voluntário da União Planetária para transformar a si e o mundo”, acreditamos que o voluntariado na UP oportuniza a possibilidade de tanto servir ao bem quanto trabalhar pela transformação social a partir de uma perspectiva positiva. Significa abrir-se à transformação, ser a mudança que se deseja ver no mundo. Significa, ainda, estar em contato com a centralidade das discussões políticas, acadêmicas e midiáticas sobre a construção de um mundo melhor para todos.

Saiba como ser um Voluntário acessando o link: http://uniaoplanetaria.org.br/voluntariado/

INTERNACIONAL

Para cumprir com sua missão de agente transformador da sociedade global, a exemplo de seu nome União Planetária, a UP promove a união de todos os povos. Para isso, fomenta a cooperação internacional com parcerias com organismos e entidades internacionais, como embaixadas sediadas no Brasil e diversas agências da ONU.

Os esforços para com a comunidade internacional têm sido uma das principais atividades da UP. Dessa forma, usa o seu Canal Supren  para produzir conteúdos audiovisuais de divulgação da cultura internacional dentro e fora do Brasil, promovendo os valores e as virtudes de cada povo. Para isso, o SUPREN produz o programa semanal “Cooperação Internacional: Os Embaixadores”, que era chamado de “Entre amigos: Conversando com o Mundo”, que tem o propósito de destacar a qualidade de diversos países, promover a fraternidade universal e a cooperação nas relações internacionais. Além disso, desenvolve ações diversas, a exemplo de seminários e outros eventos em parceria com embaixadas.

CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS

Convênio firmado com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o Centro de Referência em Direitos Humanos do Distrito Federal, chamado de Casa de Direitos União Planetária, é um espaço de cidadania, democrático, habilitado e preparado para fornecer orientações gerais sobre os direitos fundamentais do ser humano à população.

ECOAR: PROTAGONISMO EM REDE

Outro convênio firmado com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o projeto Ecoar: protagonismo em Rede tem o objetivo de implementar e acompanhar núcleos de educomunicação nas escolas públicas do Distrito Federal. A proposta apresenta em seu escopo ações que visam promover o enfrentamento da violência, discriminação, preconceito, intolerância, abuso e maus tratos de crianças e adolescentes. Desenvolve oficinas de comunicação para o fortalecimento da participação política no espaço da escola e na comunidade. As oficinas têm como pano de fundo a educação em Direitos Humanos, a Pedagogia das Virtudes e a Comunicação positiva.

MOVIMENTO NÓS PODEMOS BRASÍLIA

O Movimento Nós Podemos Brasília é um movimento de voluntários APARTIDÁRIO, ECUMÊNICO e PLURAL da nação brasileira, que visa o alcance dos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil, hoje atualizados para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foi criado para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países, inclusive o Brasil. O Movimento é uma iniciativa da sociedade civil, composta por empresas, governos e organizações sociais para envolver toda a sociedade e os governos no cumprimento dos ODMs. Na prática, o Movimento reúne iniciativas sociais espontâneas, de diferentes setores da sociedade brasileira.

CENTRO DE REFERÊNCIA DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS PARA A DIVERSIDADE RELIGIOSA

Em Convênio firmado com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o Centro de Referência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa é um projeto cujas vertentes se clarificam na filosofia básica da promoção dos direitos humanos, mediante o empenho e a prática do cotidiano dos segmentos religiosos, como significantes parceiros nas atividades de atendimento e relações presentes com a sociedade. Com o apoio e a colaboração de diversas organizações, movimentos e pessoas, identificadas com a defesa e o respeito às diversidades religiosas, promove reuniões e encontros em todas as capitais brasileiras, nas quais participam lideranças religiosas de todos os segmentos, representantes dos poderes, estudiosos e a comunidade em geral, com vistas a fortalecer o conhecimento e as ações que promovam os direitos e deveres atinentes ao tema.

PONTÃO DE CULTURA

O Pontão de Cultura, Convivência e Paz visa identificar e divulgar pontos de cultura que estejam desenvolvendo projetos de convivência e paz no Brasil, para inspirar e incentivar novas práticas na comunidade e tem como meta oferecer oficinas de audiovisual para 150 jovens inseridos nestes pontos.