Discutir sobre o tema terceira idade e apontar caminhos para valorizar os idosos, é uma missão que tem entrado em pauta em diversos setores e segmentos da sociedade. É com este objetivo, que a União Planetária promove com diversos parceiros, no período de 5 a 10 de dezembro, a “Semana de Valorização à Pessoa Idosa” ação que faz parte da Rede de Proteção à Pessoa Idosa. 

O objetivo de promover uma programação especialmente para a semana é valorizar o idoso buscando conscientizar a população sobre a importância de se respeitar a prioridade do atendimento nos serviços essenciais à pessoa idosa, divulgar informações referentes aos direitos dos idosos, contribuir para reduzir e prevenir a violência, promover espaço de debates e ações nas áreas de assistência social, saúde, educação, trabalho, previdência social, justiça, habitação, urbanismo, cultura, esporte e lazer.

Guilherme Rohlfs, assessor da Coordenação de Pessoas Idosas conta que a Semana de valorização é uma lei criada pelo Deputado Evandro Garla/PRB em 2012 e vem de encontro de encontro com a necessidade de políticas públicas efetivas para os idosos. “É uma semana que tem como objetivo relembrar que os idosos estão aí, que a população está envelhecendo e procuramos dar um pouco mais de atenção para que de fato, as políticas públicas saiam do papel e venham ocorrer para que o idoso tenha uma melhor qualidade de vida”, informa o assessor. 

Rede de Proteção à Pessoa Idosa

O intuito da Rede é unificar e reunir o governo e a sociedade civil para propor estratégias e políticas públicas, além de dar início a atividades que possam empoderar e informar a sociedade acerca dos direitos do idoso. 

Danuse Queiroz, coordenadora do NEVPI afirma que o projeto vem com o intuito de servir como ponto de referência para a Pessoa Idosa, empoderamento e conhecimento sobre os direitos da pessoa idosa, por meio de informações e atendimentos gratuitos. Além disso, tem o propósito de se tornar canal de comunicação entre as redes e unir forças para a população de pessoas idosas.

A iniciativa do projeto é do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa – NEVPI, um projeto da OSCIP União Planetária em convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, o Conselho do Idoso do DF e a Frente Parlamentar do Idoso.

Agenda de atividades na Semana de valorização da Pessoa Idosa

Durante a Semana de valorização da Pessoa Idosa, foram realizadas diversas ações com parceiros que se dispuseram a cooperar com a temática, no intuito de envolver toda a sociedade em prol da valorização da pessoa idosa. 

*Data: 02/12/2015

Local do evento: Casa da Mulher Brasileira –  SGAN 601 Lote J – Asa Norte 

Fim da Violência Contra Mulheres e a III Semana da Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa

* Data: 07/12/2015

Local do evento: Museu da Republica – Filme: O Exótico Hotel Mari gold

Prof. Faleiros responsável pela amostra de cinema

* Data : 08/12/2015

Local do evento: Samambaia SEST/SENAT – Bombeiro Amigo

Bombeiro Amigo comemoração das atividades do fim do ano; Fortalecimento da Rede; 


* Data: 08/12/2015

Local do evento: Associação dos Idosos Ceilândia Sul

Encerramento Roda de Terapia

* Data : 08/12/2015

Local Do evento : CCI Sobradinho

Roda de conversa

* Data : 09/12/2015

Local do evento: Ceilândia CREAS/CEI

Encontro de valorização da pessoa idosa; apresentação cultural; coral natalício; lanche natalino.

* Data: 09/12/2015

Local do evento: Zoológico

Encontro de Pessoas Idosas – O ZOO para todas as idades 

* Data: 10/12/2015

Local do evento : 112 sul – Estação do Metro 

Apresentação da dança sênior do Centro de Convivência da 602 sul; Exposição

* Data : 10/10/2015

Local do evento: Associação de Idosos de Taguatinga

Amostra das Atividades com idosos de Taguatinga