A OSCIP União Planetária (UP) fechou uma parceria com o Governo do Distrito Federal, através da Defensoria Pública do DF, para atuação conjunta nas áreas de assistência e defesa de direitos humanos. O termo de cooperação técnica foi assinado nesta quarta-feira (02/03), no Memorial JK, durante lançamento do selo e carimbo personalizados em homenagem aos 29 anos da Defensoria Pública do DF. O evento contou com a participação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, do defensor público-geral do DF, Ricardo Batista, do presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Antônio Renato Rainha, do diretor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Jaime Cardoso. Estiveram presentes também na cerimônia os deputados distritais Julio Cesar (PRB), Luzia de Paula (Rede), Sandra Faraj (Solidariedade) e Wasny de Roure (PT). 

A parceria entre a União Planetária e a Defensoria Pública do DF prevê a realização de diversas ações, como atendimento jurídico gratuito às pessoas de baixa renda, realização de seminários e capacitações na área de direitos humanos à toda a população.

“Nós acreditamos que com ações jurídicas, ações sociais, divulgação de direitos e algumas ações afirmativas, nós vamos poder trazer para a população do Distrito Federal uma qualidade de vida melhor”, explicou o defensor público-geral do DF, Ricardo Batista.  

Segundo Batista, cerca de 600 pessoas são atendidas anualmente pela Defensoria Pública do DF e a meta para este ano é aumentar ainda mais esse número. “Estamos buscando avançar porque sabemos que ainda há muita gente que precisa do nosso atendimento e sabemos que fazer isso sozinho é muito difícil”, disse, ao defender, ainda, que a Defensoria Pública continue fechando parcerias com instituições que já desenvolvem um trabalho para a promoção dos direitos humanos.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, conversou com a equipe da TV SUPREN, no final do evento, e destacou a importância do trabalho da UP e da parceria com o GDF. “A União Planetária tem uma longa tradição de defesa dos direitos humanos, de uma visão holística da sociedade, de construção de melhores qualidade de vida, de um mundo melhor. Portanto, é uma instituição fundamental para a conquista dos nossos objetivos comuns”, ressaltou.