Quase todo mundo tem medo aranhas, não é mesmo? Mas o que muita gente não sabe é que, por trás da fama de assustadoras, elas têm um papel muito importante no equilíbrio do ecossistema. Esse é o assunto do quadro Cidadania Ecológica de hoje.

Foram 15 anos de pesquisa para esse professor do Departamento de Zoologia da UnB criar um catálogo que reúne mais de mil espécies de aranhas de todos os tipos e tamanhos, encontradas somente no cerrado brasileiro. Ele faz questão de lembrar a importância delas para o equilíbrio do meio ambiente e diz que a maioria é totalmente inofensiva.

Durante esse tempo, foram descobertas mais de vinte novas espécies do animal, que precisam ser cada vez mais protegidas. Com a urbanização, é possível que algumas delas entrem em extinção nos próximos anos. Por isso, a dedicação de Paulo em registrar e divulgar suas pesquisas, não só entre a comunidade científica, mas para a população em geral. E ele garante que os bichinhos trazem muito mais benefícios do que perigos.

E o que fazer ao encontrar um animal como esse andando por aí? É só seguir o exemplo do seu Edimércio. Ao se deparar com duas aranhas e um escorpião durante um passeio, não deixou ninguém matar. Pegou cada um com cuidado e trouxe para o laboratório da UnB.