Por Águida Leal, sob supervisão de Janaína Vieira – 

A ação conta com reciclagem e limpeza na hora de manter ambiente agradável

Os moradores de nove condomínios em volta da Praça do Colibri, em Águas Claras, se mobilizaram para revitalizar o ambiente de convivência da região. A atitude foi tomada após eles notarem a quantidade de fezes de animais espalhadas e o estado de conservação das árvores e flores, e de degradação dos bancos e de outros objetos do espaço de lazer do bairro.

Segundo o morador de um dos condomínios, Gilvaldar Monteiro, a praça era suja e com ausência de latas de lixo próximas. “Então começamos a fazer uma campanha para colocar lixeiros, campanhas para que eles pudessem recolher, e, como a gente trabalha com reciclagem, você pode observar, por exemplo, que têm alguns lugares aqui que tem uma garrafa pet, com saco dentro, para que as pessoas possam fazer o recolhimento”, explica.

O trabalho é dividido entre os moradores e tem como prioridade a limpeza diária, adubação das plantas, cuidados com o jardim e reciclagem de materiais que, agora, fazem parte do ambiente. Os residentes da região acrescentaram, também, placas de conscientização que alertam sobre os cuidados de descarte de lixo e avisos para não agredir grama e plantas.

Esse trabalho dura cinco anos e é uma iniciativa da Associação de Moradores do Entorno da Praça Colibri, a AME. A reestruturação ajudou, também, na socialização entre os moradores.