por: Águida Leal | sob supervisão de Janaína Vieira

O veganismo nasce a partir de uma consciência sobre consumo alimentar que acaba ganhando proporções maiores e influência em outras áreas de consumo.

A base do veganismo, e maior diferença do vegetarianismo, é que o estilo de vida se estende a eventos e ambientes que não exploram animais. Então além da alimentação sem origem animal (carnes, leite, ovos, mel e afins), os veganos não usam roupas de origem animal (lã, couro e outros), não participam de eventos onde haja qualquer tipo de exploração animal ou qualquer outra ação similar.

A conscientização pode se dar por vários fatores, desde visita à empresas do ramo alimentar (agropecuárias, indústrias, fazendas), como por meio de conteúdo de entretenimento ou informação. Por isso, compilamos alguns programas e documentários que podem te ajudar a se conscientizar, a maioria de produção e veiculação da TV SUPREN, braço de comunicação da União Planetária, instituição que tem como uma de suas principais bandeiras o amor aos animais.

– Papo Supren com Dra Sônia Felipe sobre o Direito dos Animais

– Mobilização Pública e Direitos Animais

– Reportagem: Disciplina da UnB tem como foco os direitos dos animais

– Documentário: Não matarás | Este é um documentário brasileiro de 2005, produzido pelo Instituto Nina Rosa sobre experimentos em animais e as consequências para eles, para os humanos e para o mercado.

– Chá com Virtudes: Bruno Pinheiro aborda os Direitos dos Animais

– Papo Supren: Eduarco Corassa e a alimentação vegana x vegetariana

– Papo Supren: A experiência da mudança para alimentação vegetariana com Marcos Woortmann

Caso deseje se aprofundar mais ainda no tema, além de outros documentários que estão disponíveis em diversas plataformas (listadas abaixo), acompanhe as nossas redes sociais para saber quando teremos eventos, palestras e encontros para tratar deste e de outros assuntos.

– Cowspiracy (A conspiração da vaca) – Netflix
O documentário mostra detalhes sobre a pecuária e sua influência nos danos no planeta.

– Food choices (Escolhas alimentares) – Netflix

O documentário tem como proposta te mostrar, de maneira esclarecedora, como o impacto ambiental mundial, a sua saúde e sua alimentação estão interligadas. A intenção da obra é informar e desmistificar o veganismo.

– Forks over knives – Netflix

Se pautando em falas de médicos, este documentário visa informar os benefícios que a alimentação vegana traz para a sua saúde. O foco não é o ativismo ou o direito dos animais, neste você fica esclarecido sobre alimentação.

– What the health (Que raio de saúde) – Netflix

Com a intenção de expor a forma como grandes companhias alimentícias trabalham, este documentário aborda os lucros em cima de produtos considerados nocivos para a saúde devido processamento dos alimentos.