[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1616094387727{margin-right: 15% !important;margin-left: 15% !important;}”]Ao longo de sua existência, a UNIÃO PLANETÁRIA firmou acordos, convênios e parcerias com diversas instituições públicas e privadas:

 

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

  1. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (Decreto nº 30.685 de 12 de agosto de 2009) – participação do Governo do Distrito Federal no Comitê Gestor do movimento “Nós Podemos Brasília”. A União Planetária é a Secretaria Executiva do movimento “Nós Podemos Brasília”.
  2. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL – SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRANSFERÊNCIA DE RENDA DO DISTRITO FEDERAL, para a produção de vinhetas e sua divulgação de crianças desaparecidas através da antiga TV SUPREN, hoje Canal SUPREN, além de  formulação de programas e ações para o cumprimento dos objetivos e Desenvolvimento do Milênio.
  3. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL – INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS DO DISTRITO FEDERAL – IBRAM – Acordo de apoio mútuo com a produção e veiculação de vídeos de educação ambiental através do Canal SUPREN.

 

GOVERNO FEDERAL

  1. MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES – MRE – FUNAG – FUNDAÇÃO PÚBLICA ALEXANDRE DE GUSMÃO, – “Acordo de Cooperação Técnica”, passando a apoiar e participar de inúmeros eventos, como também transmitindo pela TV as conferências e outras programações promovidas por aquela entidade, sempre voltadas para a solução dos problemas mundiais. Entre os diversos programas promovidos pela União Planetária, merece destaque o programa “Entre amigos, conversando com o mundo”, no qual são feitas entrevistas com os Embaixadores de países credenciados no Brasil e apresentados os aspectos positivos do país em referência.
  2. MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES – MRE – AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO – ABC, para documentar a atuação da Agência no mundo. Em maio de 2010 fez o primeiro documentário na África, em São Tomé e Príncipe. Estão programadas inúmeras viagens e documentações.
  3. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – Diretoria de Educação Ambiental – Programa Nacional de Educação Ambiental; acordo de cooperação técnica por objeto o intercâmbio de conhecimentos e a atuação conjunta na área de educação e comunicação ambiental, em âmbito nacional e internacional,envolvendo a divulgação do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio referente à proteção do meio ambiente.
  4. MINISTÉRIO DA CULTURA sendo credenciada como umPONTÃO DE CULTURAL.
  5. EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – Acordo de cooperação mútua.
  6. SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, visando à exibição de vídeos produzidos pelo SEBRAE de qualificação profissional; nestes vários anos 2007/2010, centenas de transmissões foram e estão sendo feitas pelo Canal SUPREN de referidos programas.
  7. SECRETARIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, constituindo-se em CENTRO DE REFERÊNCIA DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS PARA A DIVERSIDADE RELIGIOSA, com incumbência de promover a criação de Núcleos nos 27 Estados da Federação representativos do Centro, conforme vem sendo feito; o Convênio está diretamente dirigido a valorização e proteção da diversidade religiosa, com objetivo de entendimento fraterno entre as diversas tendências religiosas.
  8. SECRETARIA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOSassumindo a Coordenação do CENTRO DE REFERÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS PARA A POPULAÇÃO CARCERÁRIA, “um espaço de cidadania e democrático habilitado e preparado para fornecer orientações gerais sobre os direitos fundamentais do ser humano à população carcerária no próprio ambiente do sistema penitenciário bem como, aos egressos do sistema prisional e seus familiares propiciando a geração, produção, difusão, fomento e disponibilização de conhecimentos sobre direitos humanos, qualificação profissional, preparação para o mundo do trabalho, mediante as ações educativas e de formação para a cidadania no convívio familiar e social”.

 

ORGANISMOS E ENTIDADES INTERNACIONAIS

  1. UNITED NATIONS – UN (NOVA YORK) E ONU/PNUD BRASIL– A União Planetária firmou Parceria com UNITED NATIONS – UN – (Department Public Information – DPI), em Nova York,  para a divulgação de questões relacionadas com mudanças climáticas e com os OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO – ODM, em fevereiro de 2009, envolvendo a  atuação da União Planetária na América do Sul, através do Canal SUPREN. Anteriormente, em 2005, a União Planetária já havia firmado Memorando de ENTENDIMENTO PARA DISSEMINAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO – ODM, com o Coordenador do Sistema ONU e Representante Residente do PNUD, no Brasil, passando a difundir vinhetas sobre os ODM,  promovendo entrevistas com personalidades ligadas diretamente à ONU/PNUD e a seus órgãos. A União Planetária também passou a fazer cartazes e publicações alcançando as Metas do Milênio. Foi constituído em agosto de 2009 o“MOVIMENTO NÓS PODEMOS BRASÍLIA”, integrante doMovimento Nacional da Cidadania e Solidariedade com a participação da ONU/PNUD, da Secretaria Geral da Presidência da República, do Governo do Distrito Federal, da Petrobras, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e da União Planetária, ficando a União Planetária como Secretaria Executiva. A União Planetária compareceu a diversos Seminários Regionais de outros Estados. A União Planetária intensificou os Encontros que já vinha realizando em sua Sede Cultural, em Brasília, Encontros para diálogos/debates/estudos dessas mesmas Metas. Passou também a promover referidos diálogos/debates/estudos em Estabelecimentos de Ensino Públicos e Privados, nos diversos níveis.
  2. MARSHALL CAVENDISH INTERNATIONAL (SINGAPORE), acordo educacional de apoio mútuo.
  3. CLARIGNTON CAPITAL GROUP, em Nova York, estabelecendo as bases da constituição, reestruturação, expansão e manutenção da TV SUPREN PLANETÁRIA.
  4. THE NATURE CONSERVANCY (INC), parceria cultural e educacional visando à produção e veiculação de programas de televisão.

 

UNIVERSIDADES

  1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – UFV. Acordo de apoio, envolvendo a transmissão de programas da União Planetária em seu Canal de Televisão.
  2. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB, acordo de atuação na área de educação e de televisão;
  3. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UniCEUB, acordo de apoio mútuo na área de Educação.
  4. IESB – INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BRASÍLIA –Convênio de parceria visando o apoio mútuo as atividades de pesquisas cientificas, realização de foros, palestras, colóquios e seminário; Apoio ao observatório de Direitos Humanos do IESB; Incentivo à persecução dos ODM; Apoio a cátedra da UNESCO, parcialmente sobre a responsabilidade do IESB.
  5. FACULDADE VASCO DA GAMA, em Salvador Bahia, estabelecendo a implantação pela União Planetária de Turmas de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em “EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR E A ARTE DA APRENDER PARA O DESENVOLVIMENTO, HUMANO”, bem como Cursos Livres, Cursos de Extensão e outros Cursos de Pós-Graduação.

 

ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

  1. ACADEMIA DE LETRAS DE BRASÍLIA – Acordo de apoio mútuo, visando a valorização da cultura, da poesia e da literatura;
  2. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS OSCIPS, que congrega mais de 5.500 OSCIPS, em um projeto de apoio mútuo; o Presidente da União Planetária foi eleito Diretor de Relações Internacionais da CONFEDERAÇÃO;
  3. FUNDAÇÃO DOS ROTARIANOS DE BRASÍLIA, parceria para atuação conjunta na divulgação dos trabalhos, objetivos e ideais comuns;
  4. GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL – Ordem Maçônica, acordo de apoio mútuo, visando o aperfeiçoamento do ser humano e vitalização dos princípios eternos da liberdade, igualdade e fraternidade.
  5. GREEN CROSS BRASIL – parceria cultural e educacional objetivando o apoio mútuo e a valorização da educação, da cultura e do humanismo, e os ideais de Solidariedade, Harmonia, Amor, Verdade e Justiça como base para a construção de uma sociedade ética, justa e humana.

 

ENTIDADES ESPIRITUAIS E RELIGIOSAS

  1. SOCIEDADE TEOSÓFICA NO BRASIL – “parceria de cooperação na implantação de entendimento e fraternidade entre as correntes religiosas, valorizando a diversidade, visando a Paz Mundial”;
  2. MOSTEIRO D’ANUNCIAÇÃO DO SENHOR – Mosteiro Beneditino, na cidade de Goiás, estabelecendo-se uma parceria na produção de programas de televisão através do Monge Marcelo Barros;
  3. TEMPLO DO SHIN BUDISMO TERRA PURA – Mosteiro Budista, em Brasília, estabelecendo-se uma parceria na produção de programas de televisão através do Monge Adhemar Sato.
  4. CENTRO DE ESTUDOS KRISHNAMURTI – “parceria de estudos sobre o filosofo Krishnamurti com vista ao fortalecimento do paradigma da Paz mundial”.
  5. FUNDAÇÃO CIDADE DA PAZ – UniPAZ – “parceria cultural e educacional, objetivando primordialmente o apoio mútuo na promoção e valorização da educação, da cultura, do humanismo, da solidariedade como base para a construção de uma sociedade ética, justa e humana”.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]