por Águida Leal | sob supervisão de Janaína Vieira

O Papo Supren é o nosso programa de entrevistas, onde buscamos trazer pessoas e vivências diferentes que possam servir de motivação ou exemplo para quem tem curiosidade ou vontade de mudar. Os últimos programas que foram ao ar, e já estão disponíveis no nosso canal do youtube, abordaram a educação e a música com novas percepções.

O Método Supera é embasado na teoria de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, psicólogo autor do livro Estruturas da Mente: a Teoria das Inteligências Múltiplas. Em seus estudos, Gardner lista 9 inteligências: espacial, lógico-matemática, corporal-cinestésica, linguística, musical, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial. Segundo ele, cada indivíduo possui as mesmas inteligências. A diferença está no grau de cada uma delas.

No programa, Alcione Ramos e Vívian Lott explicaram sobre o método, descreveram a diversidade de talentos entre os alunos, contaram sobre os estilos de aprendizagem e como funciona a flexibilidade no processo de ensino.

Também está no ar o programa com a Banda Herbivoria, que é composta por três ativistas e que optaram pela vivência vegana na alimentação e em todas as áreas da vida. Na entrevista, pontuamos a importância dessa representatividade na área musical e como isso reflete em seu processo de composição.

Ficha da Banda
Na bateria, o professor de biologia e escritor, Sérgio Augusto
No baixo, o químico e analista de TI, Fábio Alecxander
Na guitarra e vocais, o doutor em engenharia mecânica, Marco Santin

Ao perceber que se identificaram veganos, os integrantes da banda passaram a compor dando voz aos direitos dos animais, trazendo a sensibilidade presente na música para um tema tão delicado. O som deles lembra os rocks melódicos do anos 80, um pouco de country e folk americano.

O Papo Supren vai ao ar todas as quartas-feiras, às 22h na TV Supren.