Coordenadora do CRDH/DF fala sobre as principais ações realizadas em junho

O mês de junho foi mais um intenso mês de atuação da equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Direitos Humanos do Distrito Federal (CRDH/DF). Foi um mês de estabelecimento e fortalecimento de parcerias e articulações, que culminaram em atividades em diversas regiões do Distrito Federal.

A equipe seguiu com as ações na ocupação do MTST em Planaltina, em uma parceria com o CFEMEA, por meio da qual as entidades oferecem rodas de mulheres e atividades simultâneas com crianças, visando o fortalecimento de vínculos na comunidade e o empoderamento feminino.

O CRDH/DF teve, ainda, uma importante participação no II Encontro de Redes Sociais no DF, atuando como mediador de um grupo de diálogos sobre comunicação e direitos humanos, com a presença de dezenas de movimentos, coletivos e instituições que passaram a conhecer os serviços oferecidos pelo Centro de Referência.

Utilizando a bem sucedida experiência do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, executado pela União Planetária, foram fortalecidas neste mês as ações voltadas à população idosa do Distrito Federal, com o oferecimento de uma Roda de Conversas durante o Arraiá dos Idosos, realizado no Itapoã. Foi, também, realizada uma Roda durante a Caravana dos Idosos, em articulação com diversos parceiros.

Foram, então, realizadas ações de educação em direitos humanos, com a perspectiva da promoção e defesa dos mesmos, em diversos espaços formais e não formais. Este eixo de atuação mostrou-se bastante produtivo no sentido de abrir espaço para o surgimento de casos de violações, bem como de empoderamento da comunidade enquanto agentes de defesa de direitos.

Por fim, cita-se também a ação de divulgação realizada pela equipe do CRDH/DF na rodoviária, visando alcançar este público e oferecer os serviços prestados à esta população. Os atendimentos individuais foram centrais na atuação do Centro, e foram encaminhados à rede parceira para resolução.

Esperamos que as ações realizadas, que nos auxiliam a disseminar informações, promovam os serviços do CRDH/DF, para que eles cheguem de fato a quem mais necessita.

Mayane Burti
Coordenadora do CRDH/DF