por Nathalia Caldas | sob supervisão de Janaína Vieira

A Fazenda-Escola Bona Espero é uma instituição esperantista, que em 50 anos, já acolheu e alfabetizou mais de 600 crianças em situação de risco social na região de Alto Paraíso, em Goiás. 

A Bona Espero surgiu quando um grupo de esperantistas decidiu criar um lar para crianças necessitadas, onde poderiam alfabetizá-las. Eles procuraram por um local no planalto central, no centro do país, e encontram a cidade de Alto Paraíso, onde receberam como doação de uma família polonesa 484 hectares de terra.

A ideia da Bona Espero surgiu em 1957, quando um grupo de esperantistas de Recife tiveram a ideia de construir um lar para crianças necessitadas, onde poderiam alfabetizá-las. Eles começaram a viajar pelo planalto central, pois a ideia era construir algo no centro do país, até que chegaram na cidade de Alto Paraíso, onde receberam como doação de uma família polonesa 484 hectares de terra.

O casal Úrsula, uma alemã, e Giuseppe Grattapaglia, que é italiano, conheceram a escola em uma viagem turística e ficaram encantados pelo projeto. O encanto foi tanto, que venderam tudo o que tinham na Europa e voltaram para o Brasil. Desde 1973, eles servem como voluntários na Bona Espero.

Naquela época, a região de Alto Paraíso era majoritariamente rural e só 10% da sua população sabia ler e escrever. A escola da cidade só ia até a 4ª série do primário, e os professores da escola também só haviam estudado até a 4ª série. Com a ajuda dos voluntários da Bona Espero, foi possível levar a educação básica aos cidadãos.

Hoje, além de proporcionar uma educação de qualidade, a Bona Espero é um espaço onde as crianças aprendem valores de convivência humana, tendo contato, inclusive, com pessoas de outros países, aprendendo a respeitar as diferenças. É um espaço que lhes dá oportunidades e onde podem desenvolver todas as suas capacidades.

Em mais de 50 anos de atuação, a Bona Espero transformou a vida de centenas de pessoas. De lá, nasceu um secretário da prefeitura de Alto Paraíso, um prefeito, um deputado estadual de Goiás, administradores, assistentes sociais, professores, pedreiros, e o mais importante, adultos do bem, dispostos a fazer diferença no mundo.

A Bona Espero e a União Planetária possuem propósitos muito similares, e essa integração fortalece ambas as entidades na jornada de transformar o mundo em um lugar melhor.

Assista a reportagem completa no Canal Supren: https://youtu.be/sab3ay6eMaI

#UniaoPlanetaria #TVSupren #CanalSupren #Supren #ComunicacaoPositiva #ods #odsonu #TV #youtube ##saber #espírito #sociedade #filosofia #ciência #cnv #autoconhecimento #comunicaçãonãoviolenta #sabedoria #estoicismo #doutrinas #esoterismo #teosofia #universo #astronomia #astrologia #sociedade #sociologia #antropologia #geografia #história #saúde #saúde mental #natureza #educação #comunicaçãopositiva #boasnotícias #news #goodnews #ecologia #veganismo #direitoanimal