por Nathalia Caldas | sob supervisão de Janaína Vieira

O Movimento Pedagogia das Virtudes (MPV) surgiu em 2013,  sob a coordenação da União Planetária, com o objetivo de entender as causas da violência e resgatar as virtudes humanas.

O Movimento é composto por mais de 50 instituições, de diversas especialidades, que se incorporam voluntariamente e em igualdade de condições, por um objetivo comum: o estudo, a pesquisa e a atuação pelo despertar dos valores éticos universais, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, harmônica e virtuosa.

Em 2019, o movimento já estava consolidado, chegando a realizar 7 seminários com temas diversificados para promover a reflexão em torno das virtudes da sociedade. Dentre os temas tratados estavam Vegetarianismo e Veganismo, Acolhimento de Refugiados e o Projeto Yoga nas Escolas.

O Projeto Yoga nas Escolas foi expandido em 2019, passando a atuar em duas escolas no Plano Piloto, na Escola Classe da 315 sul e na da 708 norte. A ideia é que em cada prática de ioga, seja trabalhada junto uma virtude. O projeto ofereceu a prática no período vespertino, a cada quinze dias nas escolas parceiras. Com a expansão do projeto, a equipe cresceu, passando a contar com 20 profissionais voluntários que acreditam no projeto.

Além disso, foram realizados os encontros do Café com Virtudes, no restaurante Supren Verda, para dialogar sobre as virtudes eminentes na sociedade e mostrar o que vem sendo feito de positivo na sociedade.

Mas com a chegada da pandemia, o ano de 2020 se tornou muito desafiador. O MPV teve de suspender suas atividades presenciais e se reinventar. Um dos projetos adaptados para a modalidade remota foi a live Yoga para Todos, tendo cada aula uma virtude como foco. As lives ocorreram às sextas-feiras pela manhã, no Canal Supren, no YouTube.

Mesmo com a quarentena, a parceria com a Procuradoria Geral da República (PGR) rendeu frutos, dando início ao Projeto Cidadania e Democracia desde a Escola, idealizado pela Auschwitz para a Paz e Reconciliação (AIPR), em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos, a Secretaria de Educação do DF e o Centro de Aperfeiçoamento dos Professores de Educação, o qual representantes da União Planetária acompanharam de perto por meio de encontros online.

A pesar da distância, o contato com a equipe e  voluntários permaneceu próximo. Foram realizadas diversas reuniões durante o ano para pensar, planejar e realizar as atividades propostas.

Com a continuidade do enfrentamento à pandemia, em 2021, o Movimento Pedagogia das Virtudes pretende deixar acesa sua mensagem, através da comunicação positiva, com novas ideias e estratégias, pensadas e articuladas em conjunto com a equipe da União Planetária e voluntários, e visando a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.

Conheça também o Canal Supren, braço de comunicação positiva da União Planetária:

YouTube: www.youtube.com/channel/UCAJAbdjUtxGM9zaD_epYpcA
Site: supren.com.br
Intagraminstagram.com/canalsupren
Twitter: twitter.com/canalsupren
Facebook: facebook.com/canalsuprenface

#UniaoPlanetaria #TVSupren #CanalSupren #Supren #ComunicacaoPositiva #ods #odsonu #pedagogia #virtudes #yoga ##youtube ##saber #espírito #sociedade #filosofia #ciência #cnv #autoconhecimento #comunicaçãonãoviolenta #sabedoria #estoicismo #doutrinas #esoterismo #teosofia #universo #astronomia #astrologia #sociedade #sociologia #antropologia #geografia #história #saúde #saúde mental #natureza #educação #comunicaçãopositiva #boasnotícias #news #goodnews #ecologia #veganismo #direitoanimal