União Planetária

Veja todas as notícias!

União Planetária

Dia Internacional da Biodiversidade e os caminhos para o Desenvolvimento Sustentável

O Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta


Ascom CRDH

22/05/2017 16:41


Com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito da importância da diversidade biológica e a necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia internacional da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio.


A importância da biodiversidade se deriva do sentimento de estabelecer uma harmonia  entre as pessoas e o planeta com pensamentos de coletividade. Pensar num mundo melhor faz parte do dia a dia das pessoas e abrange não só as atitudes particulares, mas também o senso do aprendizado compartilhado.

 

O problema com a perda da biodiversidade 


A Terra funciona como uma máquina incrivelmente complexa e não parece haver partes desnecessárias. Cada espécie - do mais simples micróbio aos seres humanos - desempenha seu papel para manter o planeta funcionando normalmente. Neste sentido, cada parte está relacionada. Se muitas destas partes, de repente, desaparecerem, a máquina - que é a Terra - não conseguirá funcionar da maneira devida. 


O Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. São mais de 103.870 espécies de animais e 43.020 espécies de vegetais conhecidas pela ciência. Essa enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país. Proteger o país não é uma tarefa muito simples, é preciso pensar como geri-lo para o bem da sociedade e requer a contribuição de todos. Ensinar é transformar.


Comentários

Seu comentário foi enviado com sucesso, em breve será exibido.