Em homenagem ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, a Central Judicial do Idoso promoveu, durante todo o mês, uma programação especial com palestras, audiência pública e outros eventos temáticos. Nesta terça-feira (31), para encerrar as atividades, será lançada a 3ª edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa do Distrito Federal. Na ocasião, haverá uma palestra feita pela defensora pública Márcia Domingos e Sá, pela Ouvidora Nacional de Direitos Humanos, Irina Bacci, e pelo professor Vicente de Paula Faleiros.

O último levantamento, divulgado pelo Ministério Público do DF em 2014, mostrou que as denúncias de violência contra idosos cresceram 46% em relação ao ano anterior. Segundo o estudo, em 59,34%, os responsáveis pela agressão são os filhos das vítimas. Uma em cada três denúncias registradas em 2013 dizia respeito à violência psicológica, que se manifesta, por exemplo, nos casos de agressão verbal, ameaça e humilhação. A negligência aparece em segundo lugar na distribuição dos tipos de violência (27,17%), seguida pela violência física (17%).

A programação do Mês da Pessoa Idosa em 2017 começou em 10 de outubro, com a palestra “Educação financeira e qualidade de vida”. No dia 16, a juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e doutora em Bioética, Maria Aglaé Tedesco Vilardo, ministrou a palestra “O envelhecimento como direito personalíssimo”. Amanhã (31), o evento será realizado no Auditório Sepúlveda Pertence, localizado no Fórum de Brasília. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail centraljudicialdoidoso@tjdft.jus.br.

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Defensoria Pública do Distrito Federal. Atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. A Central funciona no 4º andar do bloco B do Fórum de Brasília e atende de 12h às 18h. O telefone de contato é (61) 3103-7609.