Tratando das “Tendências no Atendimento Global do Idoso”, o II Seminário Internacional sobre Novas Perspectivas do Envelhecimento Humano abordará soluções para um desafio da sociedade nos próximos 40 anos, a assistência ao idoso. O seminário acontecerá no dia 09 de outubro de 2015, entre 08h00 e 18h00, no Plenário José de Paiva Netto, no Templo da Legião da Boa Vontade (ParlaMundi), em Brasília. 

Link para inscrição: https://eventioz.com.br/e/ii-seminario-internacional-novas-perspectivas-do-e    


9 de Outubro de 2015

 07:30 – 08:30

Credenciamento dos participantes

 08:30 – 09:00

Abertura institucional: Presidente do Conselho Regional do Sesc-DF, Sr. Adelmir Santana; Diretor Regional do Sesc-DF, Sr. José Roberto Sfair Macedo; Reitor da UnB, Prof. Dr. Ivan Marques de Toledo Camargo

 09:00 – 10:00

Palestra: “Perspectivas do Envelhecimento no Século XXI”

Palestrante: Dr. Arianna Kassiadou Menezes (Rio de Janeiro, Brasil)

 10:00 – 10:30

Coffee Break

 10:30 – 11:30

Palestra: “Tendências Atuais na Atividade Física para Idosos” 

Palestrante: Prof. Dr. Maria Joana Mesquita Cruz Barbosa de Carvalho (Portugal)

 11:30 – 12:00

Debate com mediação da Prof. Dr. Marisete Peralta Safons (Distrito Federal, Brasil) 

 12:00 – 14:00

Intervalo para almoço

 14:00 – 15:00

Palestra: “Doenças neurológicas. O que se sabe até agora?”

Palestrante: Marcela Bermúdez Echeverry (Colômbia)

 15:00 – 15:30

Debate com mediação do Dr. Marco Polo Dias Freitas (Distrito Federal, Brasil)

 15:30 – 16:00

Palestra: “Política de ação nacional do Sesc no campo do envelhecimento humano”

Palestrantes: Maria Clotilde Barbosa Nunes Maia de Carvalho (Rio de Janeiro, Brasil) e Adriana Costa Batista (Distrito Federal, Brasil)

 16:00 – 16:30

Coffee Break

 16:30 – 17:30

Palestra: “Dinâmica das prioridades de vida”

Palestrante: Verônica Magalhães (Distrito Federal, Brasil)

 17:30 – 18:00

Encerramento: Concerto com Odette Ernest Dias – Flautista (Rio de Janeiro, Brasil) e Jaime Ernest Dias – Violonista (Distrito Federal, Brasil)

Convidados

Arianna

Arianna Kassiadou Menezes

Graduada em Medicina pela UFF – Universidade Federal Fluminense (1980); Médica Geriátrica da UFF desde 1983; Especialista em Geriatria e Gerontologia pela SBGG e AMB desde 1992; Atuação em equipe multidisciplinar de geriatria e gerontologia na área ambulatorial, hospitalar, domiciliar e institucional nos serviços privados Longevus e Villa Vecchia, desde 1993; Presidente da SBGG/RJ (1995-1997); Mestre em Educação Saúde e Meio Ambiente – UNIPLI (2011); Membro fundador do “Grupo da Tríplice Aliança” (que divulga temas referentes à qualidade dos cuidados de longo prazo e à cultura de não contenção da pessoa idosa), desde 2014; Membro do NEPEG-UFF Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Gerontológica desde 2014.


Joana carvalho

Maria Joana Mesquita Cruz Barbosa de Carvalho

Professora da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, Portugal; Participa do projeto “Efeitos do Exercício na Aptidão Física da População Idosa”; e Investigadora principal do projeto “Contributo de um Programa de Atividade Física na Funcionalidade e Socialização das Mulheres Idosas”.


Marcela.gif

Marcela Bermúdez Echeverry

Mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1998); Doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002); Pós-doutorado em Neurofisiologia Molecular pela Universidade de São Paulo-RP; Pós-doutorado em Doenças Neurodegenerativas; Trabalhadora em saúde (Espanha/Universidade de Murcia). Atualmente é Professora adjunta na Universidade do ABC (UFABC) no Centro de Matemáticas, Computação e Cognição, área de Neurofarmacologia e Cognição. Linha de pesquisa em Doenças Leurodegenerativas e Sistema Dopaminérgico.


Maria clotilde

Maria Clotilde Barbosa Nunes Maia de Carvalho

Bacharel em Serviço Social pela PUC/ RJ (1992); Mestre em Serviço Social pela PUC/Rio (2007); Especialista em Gestão de Programas Intergeracionais pela Universidade de Granada/Espanha (2011); Especialista em Gerontologia pela Universidad Autônoma de Madrid (2000) e pela Universidade Internacional de Lisboa (1996); É membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Conselheira do Conselho Nacional do Idoso e Representante da Sociedade Civil pelo Sesc Nacional. Atualmente, é Assistente Social do Sesc – Departamento Nacional desde 1998, atuando no Programa Assistência, na Atividade Trabalho Social com Idosos.


img_not_available

Adriana Costa Batista

Bacharel em Serviço Social pela Faculdade Projeção – Brasília – DF; Especialista em Serviço Social, Política Social e Família pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente, é Assistente Social do Sesc/DF, na área de Trabalho Social com Idosos.


img_not_available

Verônica Magalhães

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialista em Gerontologia pela Universidade Autônoma de Madrid–UAM 1999. Curso de Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – FIOCRUZ.


Dr marisete peralta safons

Marisete Peralta Safons

Professora Associado II da Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB; Leciona na Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Educação Física; Estágio na University of British Columbia, School of Human Kinetics, acompanhando o Programa Physical Activity for Life em Vancouver- Canadá; Estágio técnico no The George Institute for Global Health, em Sydney – Austrália, acompanhando as pesquisas desenvolvidas pela área músculo esquelética; É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos (GEPAFI), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ, com estudos sobre as alterações morfológicas e as adaptações fisiológicas agudas e crônicas que ocorrem no corpo humano durante o exercício e a atividade física; Objeto de estudo: o desenvolvimento de metodologias e procedimentos pedagógicos para a aplicação de programas de exercícios físicos para idosos. Coordena, desde 2009, Programas de Extensão de Atividade Física para Idosos.


Marco polo

Marco Polo Dias Freitas

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialização em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2004); Mestrado em Clínica Médica pela UFMG; doutorado em Ciências da Saúde, área de concentração Saúde Coletiva/Epidemiologia pela FIOCRUZ/MG; Atuou como consultor do Ministério da Saúde (OPAS/OMS) na Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa e na Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis; Foi coordenador da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde(2009); É membro do Comitê Assessor da Coordenação Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde. Desde março/2012, é chefe do serviço de geriatria no Centro Multidisciplinar do Idoso, do Hospital Universitário de Brasília, UnB, onde atua como preceptor do Programa de Residência Médica em Geriatria desde jan/2006. É médico clínico do Supremo Tribunal Federal, desde set/2009.


Odette ernest

Odette Ernest Dias

Instrumentista (flautista); Pesquisadora; Professora; Francesa naturalizada brasileira, graduou-se em 1951 pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, no Curso Superior de Música (Flauta Transversa, Solfejo, Pedagogia e Estética, História da Música e Música de Câmara); Mãe dos instrumentistas Carlos Ernest Dias e Andréa Ernest Dias.


Jaime ernest

Jaime Ernest Dias

Licenciado em música pela UnB; Professor do CEP/BEM; Fundador do Clube do Choro de Brasília; Violonista, arranjador e compositor, tem se destacado pela criação e direção de diversos grupos de câmera, como a “Orquestra de Cordas Brasileiras”, a “Orquestra de Violões de Brasília”, o “Instrumental e Tal” e o “Corda Solta”; Trabalhando como solista e em duo com a flautista Odette Ernest Dias, o cavaquinista Evandro Barcellos, o violonista Matheus Caetano e com a cantora Célia Rabelo, realizou diversas turnês nacionais e internacionais e gravou, atuando como intérprete, compositor e arranjador, os CD’s “Instrumental”, “Paisagens Noturnas”, “Sonatas de Bach”, “Papo de Cordas”, “Contrastes”, “ À Moda Brasileira” e “Corda Solta”.