Procura por mais opções de lanches veganos gera cardápios variados nos food trucks da capital federal

 

Por Andréia Filgueira –

Para quem procura por hambúrguer artesanal, sanduíche, cachorro-quente, pizza e até refeições com arroz e feijão sem origem animal, atualmente já consegue encontrar todas essas opções em food trucks espalhados por Brasília e, além disso, com preços acessíveis. No Distrito Federal, com a média de preço de 15 reais, os mais conhecidos são o Apetit Natural, Catioro, Kundalini do Cerrado e Viver Zen, que são localizados na Asa Sul, Asa Norte e em Águas Claras.

O dono do food truck vegano Kundalini do Cerrado, Edison do Santos Gomes, conhecido como Dinho Gomez, segue a alimentação vegana há 2 anos e fala que a ideia de iniciar o comércio foi pela falta de opções de hambúrgueres artesanais sem componentes de origem animal, principalmente no período da noite. Além disso, ele diz que essa dieta ganha também espaço entre o público que não é vegano ou que não segue o estilo de vida, porque gostam das opções do cardápio. “Sim, tem como ser gostoso, ser saudável e ser natural sem necessitar de nada de origem animal”, defende.

O food truck, que é localizado cerca de 500 metros próximo da estação Concessionárias, em Águas Claras, também conta com a parceria da Entrega Ecológica, que faz o transporte de comidas com um meio de transporte sustentável, a bicicleta. O sócio e entregador, Guilherme Adriano, diz que a ideia tem sido bem aceita pelas pessoas. “Por ter uma causa consciente e ecológica, aqui em Águas Claras, faz sucesso e a ideia é expandir por toda Brasília”. Com uma média de R$5, as taxas de entregas variam de acordo com o comércio por conta da acessibilidade.

Já o cozinheiro e atendente do food truck Catioro, Daniel Carvalho dos Reis, serve várias opções de hot dogs, na 208 Norte, e afirma que 15% dos clientes são totalmente veganos e os outros 85% são pessoas que não são veganas, mas que frequentam o espaço porque gostam da variedade que o seu cardápio oferece. “Tem alguns que vêm todos os dias. Acha legal o mecanismo e a comida”, diz, destacando, ainda, que o cachorro-quente mais pedido pelos clientes é o Catioro Jacando, que é feito de jaca.

Uma das clientes assíduas do Catioro é a moradora de Alto Paraíso de Goiás, Maria Luiza Porto. Ela é vegana há mais de 20 anos e, mesmo não morando em Brasília, sempre que vem à capital, o food truck é parada obrigatória. “Quando eu venho para cá, eu saio do Cruzeiro Velho e venho comer no Catioro, que foi uma indicação de uma amiga”, conta.

SERVIÇO

Food Truck Vegano Kundalini do Cerrado

Endereço: Região administrativa de Águas Claras, a 500 metros da estação de metrô Concessionárias, na Avenida Boulevard Norte, próximo à Rua 33 Norte -Brasília/DF.

Horário: abre diariamente das 18h às 23h

Cardápio/Especialidade: Sanduíches

Valores: 13 reais.

 

Catioro Food

Endereço: Estacionamento do comércio da 208 Norte

Horário: Segunda a domingo, das 18h à 0h.

Cardápio/Especialidade: Cachorro-quente

Valores: 10 reais.

 

Entrega Ecológica

Endereço: Águas Claras – Brasília/DF

Telefone: (61) 99283-3920.