A Caixa Cultural de Brasília recebe a partir desta quarta-feira (1º) a exposição “A magia de Miró”. Os visitantes podem ver 69 obras do artista catalão, considerado um dos principais nomes do surrealismo. A mostra vai até o dia 30 de agosto.

As peças foram produzidas entre 1962 e 1983 e fazem parte da coleção do conde de Villamonte e fotógrafo galerista em Paris, Alfredo Melgar.

Entre as obras há gravuras e desenhos. Alguns deles são esboços ou notas, realizados sobre superfícies diversas, dentre papel, lixa e papelão, em lápis e giz de cera. Muitos dos quadros foram produzidos nos últimos cinco anos de vida do artista.

Outra atração são 23 fotografias com imagens do próprio Miró, feitas por Melgar. As fotos são todas em preto e branco e foram registradas no ateliê do artista na década de 1970.

O conde de Villamonte afirma que passou a adquirir as obras quando teve contato como universo modernista. Ele conheceu Miró quando o artista já era reconhecido internacionalmente. Os dois tornaram-se amigos e se viram muitas vezes no ateliê.

Miró explorou diversas técnicas artísticas, como pintura, escultura, litografia, cerâmica, aquarelas, pastéis, colagens, pintura sobre cobre e cenografia teatral. A exposição pode ser vista de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h. A classificação é livre e a entrada é franca.

Antes de chegar à capital, a mostra já passou pela Caixa Cultural São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza.

 

O artista

Nascido em Barcelona em abril de 1893, Miró é um dos mais renomados artistas da história de arte moderna. O catalão estudou com Francisco Galí, que foi quem o apresentou às escolas de arte moderna de Paris.

Em 1920, Miró vivia em Paris, onde conheceu Pablo Picasso. O co-fundador do cubismo foi uma forte influência sobre o catalão, que também absorveu obras de poetas e escritores surrealistas.

A partir de 1948, ele viveu entre a Espanha e a França. É deste período a série de trabalhos de conteúdo poético com variações temáticas sobre mulheres, pássaros e estrelas. Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza.

Quatro anos mais tarde, ele ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim pelo mural que realizou para o edifício da Unesco, em Paris. Miró morreu em Palma de Maiorca, na Espanha, em 25 de dezembro de 1983.

A Magia de Miró

Período: 1º de julho a 30 de agosto (terça-feira a domingo)

Horário: terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 19h

Local: Caixa Cultural Brasília  (Galeria Principal)

Endereço: SBS – quadra 4, lotes 3/4

Abertura: 30 de junho, às 19h

Classificação indicativa: Livre

Entrada franca

Informações: (61) 3206-9448; 3206-9449