Uma cooperativa de ex-presidiários está dando um exemplo de cidadania e reinserção social. É o que você confere hoje, na última reportagem da série sobre o sistema prisional brasileiro.

Uma trajetória de superação e esperança. Fernando tinha tudo para continuar no mundo do crime e das drogas, mas uma oportunidade mudou para sempre a sua vida. Ao deixar o presídio, ele viu a necessidade de reescrever a própria história. Foi quando criou a cooperativa Sonho de Liberdade, dando uma nova chance a si mesmo, além de beneficiar outros ex-detentos e jovens em situação de risco.

Formada em 2005, na Cidade Estrutural, a cooperativa começou com confecção de bolas esportivas e, com o tempo, passou a reaproveitar madeiras de demolição para a fabricação de móveis, que hoje gera emprego e renda para muita gente. No início, Fernando viu muitos companheiros desistirem no caminho, mas os que ficaram fizeram toda a diferença.

O seu José Divino foi um dos que souberam aproveitar a oportunidade. Desde que passou a trabalhar na cooperativa, o mundo das drogas ficou no passado.

E casos como esse são comuns por aqui. Outra pessoa que teve a vida transformada foi o seu Francisco, que cumpre pena no regime semi-aberto. Ele já passou por várias penitenciárias do país, mas garante que, agora, tudo vai ser diferente.

Os materiais utilizados pelo grupo são todos reaproveitados. O que antes ia para o lixo passa a ter uma nova função.

E assim eles seguem, tendo a certeza de que, com trabalho e determinação, é possível mudar, de uma vez por todas, o próprio destino.

E se quiser colaborar com a cooperativa que você conheceu na reportagem, é só entrar em contato com o Fernando pelo telefone 9693-6465.