Na tarde de ontem (26) foi realizado o Encontro de mobilização da Rede de Proteção à Pessoa Idosa na sede da União Planetária. O evento contou com a participação de órgãos públicos e entidades privadas, além da sociedade civil.

Cerca de 60 pessoas vinculadas a órgãos do Estado e entidades relacionados com idosos participaram do Encontro. O encontro teve diversas atividades relacionadas ao tema da pessoa idosa, entre elas a apresentação do mapa da violência contra a pessoa idosa elaborado pela Central Jurídica do Idoso

O intuito da Rede é unificar e reunir o governo e a sociedade civil para propor estratégias e políticas públicas, além de dar início a atividades que possam empoderar e informar a sociedade acerca dos direitos do idoso. 

Danuse Queiroz, coordenadora do NEVPI afirma que o projeto vem com o intuito de servir como ponto de referência para a Pessoa Idosa, empoderamento e conhecimento sobre os direitos da pessoa idosa, por meio de informações e atendimentos gratuitos. Além disso, tem o propósito de se tornar canal de comunicação entre as redes e unir forças para a população de pessoas idosas.

A iniciativa do projeto é do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa – NEVPI, um projeto da OSCIP União Planetária em convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, o Conselho do Idoso do DF e a Frente Parlamentar do Idoso.

O próximo encontro acontecerá dia 15 de dezembro e terá o objetivo de promover a continuação das discussões em prol da melhoria de vida para as pessoas idosas do DF e entorno.