Na primeira escola do Planalto, um projeto de educação inovadora e integral selecionado pela FAP-DF começa a dar seus primeiros passos. Com o aprendizado baseado em projetos, oficinas e atividades práticas, professores e estudantes estão sendo convidados a aplicarem sua criatividade e habilidades, de forma lúdica e prazerosa, na construção de um mundo cada vez mais digital e desafiador.

O Projeto Educacional Supren foi um dos projetos selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), no edital Nº 04 de 2019 – ESCOLAS INOVADORAS, e está sendo executado pela equipe da União Planetária desde o segundo semestre de 2021 no Centro de Ensino Fundamental 01 da Vila Planalto. A primeira fase do Projeto consistiu na introdução na escola de oficinas de yoga, arte-educação e educação ambiental, que foram integradas às disciplinas de educação física, educação artística e ciências.

O Projeto Educacional Supren foi desenvolvido pela psicopedagoga Janine de Lucena Costa, o educador e instrutor do Movimento Educação Gaia Eduardo Henrique Coelho Weaver e o engenheiro ambiental Vinícius Gouveia Scartezini de Rezende. Juntos, constituíram uma equipe altamente qualificada, com raízes em metodologias internacionalmente reconhecidas como Dragon Dreaming, SEE Learning, Permacultura, Ecologia Profunda, Pedagogia da Cooperação, Comunicação Não Violenta, Arte de Viver em Paz e práticas de Ecossistemas de Aprendizagem.

A diretora do Centro de Ensino Fundamental 01 do Planalto, Nilce Coimbra, vê com bons olhos as diversas iniciativas que compõem os quatro eixos do Projeto, pois os professores têm sido estimulados a sonharem e planejarem junto com a equipe da União Planetária o projeto de cocriação de uma Escola Inovadora e Transformadora. Os professores já começaram a serem capacitados para utilizarem em sala de aula metodologias e ferramentas pedagógicas dinâmicas, flexíveis e adaptativas. As inovações estão se ajustando aos processos de aprendizagem já existentes, ampliando os limites do espaço educacional de modo a abranger toda a comunidade escolar, a família dos estudantes, e os moradores da Vila Planalto.

Os quatro eixos do Projeto Educacional Supren incluem metodologias inovadoras na área pedagógica, o esverdeamento da escola, uma plataforma colaborativa de software e a adoção dos princípios da escola aberta, que presta serviços para a comunidade, sendo um centro irradiador de saberes e boas práticas, com o envolvimento das famílias dos estudantes e a comunidade da Vila Planalto.

Tal qual a árvore representada no selo do Projeto, enraizada nas metodologias inovadoras já citadas, o Projeto Educacional Supren está utilizando uma Plataforma Colaborativa Digital (de software aberto) para integrar um Sistema de Gestão de Aprendizagem e um Sistema de Gestão de Conteúdos e de Conhecimento. É uma ferramenta que professores podem utilizar para a preparação e gestão de aulas presenciais e à distância: permite a construção participativa de conteúdo, uso de recursos de fórum, preparação de cursos, playlist de vídeos, editor criativo, montagem de aulas rápidas, biblioteca de arquivos e gamificação.

A introdução do conceito de Escola Verde complementa a imagem dessa “árvore” inovadora que está sendo plantada na Vila Planalto. Está baseada em um sistema permacultural que visa otimizar o uso da água, promover eficiência energética, reciclar e reaproveitar resíduos, produzir e consumir alimentos orgânicos. As boas práticas e bons hábitos do Projeto serão levados para as famílias e a comunidade do bairro. Os estudantes serão protagonistas no processo de regeneração socioambiental.

Com o “esverdeamento” da escola de acordo com princípios permaculturais, professores e estudantes poderão desenvolver uma série de atividades e projetos inovadores vinculados aos aprendizados previstos no currículo da escola. Essa infraestrutura “verde” permitirá o desenvolvimento da sensibilidade dos estudantes e a compreensão de como operam os ciclos na natureza.

Uma “Biblioteca de Soluções” está sendo criada dentro da Plataforma de Software, onde serão armazenados e compartilhados conteúdos gerados ao longo do ano, por professores e alunos, bem como material de pesquisas, sob a orientação da equipe do Projeto Educacional Supren. Este recurso garantirá a sustentabilidade do Projeto, oferecendo aos professores capacitados neste primeiro ano e aos novos professores que vierem a ingressar na escola um repertório de ferramentas, todas com o mesmo foco: educar e formar cidadãos conscientes, capazes de atuar como agentes de transformação em sua comunidade e como guardiões da Terra.

Weaver, que é vice-presidente da União Planetária e diretor do Instituto Teosófico de Brasília (Paraíso na Terra), comenta que “o Projeto Educacional Supren é o início de uma verdadeira revolução na educação do Distrito Federal e do País. Seguindo as tendências dos mais bem sucedidos sistemas educacionais no Planeta, nosso Projeto está voltado para uma educação para a vida, focando não só os conteúdos disciplinares, mas também a educação emocional, a responsabilidade socioambiental e a ética”.

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Sobre o Edital da FAP-DF

O EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 04/2019 – FAPDF – ESCOLAS INOVADORAS veio a público visando celebrar TERMOS DE COLABORAÇÃO com Organizações da Sociedade Civil, de acordo com os dispositivos legais, para executar projetos de educação inovadora, no período de até 24 (vinte e quatro) meses. Os projetos selecionados, distintos e independentes, estão sendo realizados em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE/DF), são definidos como projetos de cocriação de protótipos de escola inovadora, a serem implementados de forma piloto no escopo da parceria.

Sobre a União Planetária

A UNIÃO PLANETÁRIA é uma organização qualificada pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Seu objetivo principal é a defesa dos ideais das Nações Unidas de fraternidade universal, de paz mundial, de justiça social, o que implica em trabalhar pelo fim da miséria e de todos os males sociais, procurando estabelecer novos paradigmas a partir de valores éticos, morais, culturais, sociais, assistenciais, econômicos, ambientais e espirituais cada vez mais elevados. Fundada em 1997, desenvolve projetos nas áreas social, educacional, ambiental e de comunicação em todo o país, disseminando exemplos positivos e iniciativas de sucesso por meio do canal de comunicação TV SUPREN, um canal de TV educacional que recebeu muitos prêmios, incluindo o Gandhi Communication Award. Em 2009, assinou em Nova York uma parceria com a ONU para promover ações relacionadas aos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). Outras informações podem ser observadas no link http://uniaoplanetaria.org.br/uniao-planetaria/quem-somos/historia/.

A União Planetária está executando o Projeto Educacional Supren (PES) com o apoio de uma equipe altamente qualificada, incluindo Mestres e Doutores com uma vasta experiência no campo educacional, com importantes contatos internacionais e conhecimento prático sobre ecologia, cultura da paz, sociocracia, práticas holísticas, permacultura e metodologias regenerativas de forma a contribuir positivamente para uma educação inovadora no Distrito Federal.

Quem é quem:

Coordenadora Geal e Pedagógico do Projeto Educacional Supren:

Janine de Lucena Costa, Pedagoga com Especialização em Orientação Educacional. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Psicodrama. Mestre em Educação pela UNB – Tema de Pesquisa: Avaliação Institucional e Avaliação de Desempenho. Atou na Docência e na Orientação Educacional de Educação Infantil e Ensino Fundamental por 14 anos. Presta consultoria na área de Desenvolvimento de Pessoas e Educação em Organizações e Instituições de Ensino. Foi Diretora Executiva da União Planetária, onde continua como colaboradora da área de educação. Foi coordenadora acadêmica da Escola de Gestão da Fundação Universa ligada a Universidade Católica. Atua como docente em cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Gestão de Pessoas, Pedagogia Empresarial e Docência do Ensino Superior.

Gerente Ambiental, de Sustentabilidade e de Integração Internacional:

Eduardo Henrique Coelho Weaver, Engenheiro Eletrônico pela PUC-RJ, Master of Science pela Universidade de Birmingham (Inglaterra), MBA em Gestão Empresarial pelo INPG, educador, ambientalista, professor de yoga, vice-presidente da União Planetária, diretor do Instituto Teosófico de Brasília (Paraíso na Terra), diretor da Editora Teosófica, ex-editor da Revista Sophia, coordenador do movimento Educação Gaia em Brasília, Treinador Certificado do Gaia Education, conferencista internacional com vários programas de palestras, entrevistas e debates no Canal Supren. É profundo conhecedor da cultura oriental, de práticas holísticas, meditação, cultura regenerativa e autoconhecimento

Gerente Administrativo e Financeiro:

Vinícius Gouveia Scartezini de Rezende, Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com especialização em Engenharia de Saúde e Segurança do Trabalho pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP) e mestrado em ciências da Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP). Atuou no setor petroleiro na área de upstream. Atuou na Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás), coordenando e executando estudos técnicos e econômicos para a promoção do biogás e do biometano na matriz energética brasileira. Atuou no desenvolvimento de projetos em saneamento ambiental e energia renovável. Possui formação e certificação em auditoria e perícias ambientais, de insalubridade e de periculosidade.

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