Por Águida Leal, sob supervisão de Janaína Vieira –

O Movimento 2022: O Brasil Que Queremos surgiu de uma parceria entre a União Planetária e a Universidade de Brasília, com o objetivo de refletir o cenário atual do país a partir de diversas perspectivas. Com o mesmo objetivo, o programa semanal, que é uma extensão do projeto e é veiculado e produzido pela  TV SUPREN, traz convidados com currículos ligados a universidades e a atuações importantes, debatendo e propondo soluções para problemas atuais.

A última edição do 2022 já está disponível em nosso canal do YouTube e contou com a participação de Eunice Soriano de Alencar, pós-doutora em Psicologia e professora emérita do Instituto de Psicologia da UnB. Ela falou sobre sua visão de criatividade e as mudanças desafiadoras que a sociedade atual apresenta na prática de sala de aula. Abordou, também, como isso se reflete na educação e o que a escola pode fazer para ajudar nas habilidades cognitivas, persistência, autoconfiança e a coragem para se expressar de seus alunos.

Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Eunice conta que iniciou sua carreira docente como instrutora de ensino da disciplina de Psicologia Médica, ramo da medicina cujo campo interdisciplinar específico é a Psicologia.

Durante seu mestrado e doutorado, obteve contato com altas habilidades e super dotação, que consiste na facilidade do desenvolvimento em atividades intelectuais, artísticas ou esportivas com naturalidade sem que se explique como a pessoa aprendeu tal ação.