CRDH

Em reunião com a Deputada Érika Kokay são definidas estratégias e plano de ações para o CRDH

Agenda conjunta também foi debatida entre os presentes


Ascom CRDH

13/03/2017 11:48


A coordenadora-geral do Centro de Referência em Direitos Humanos do Distrito Federal (CRDH/DF), Mayane Burti, e a assistente social Nair Meneses se reuniram na semana passada com a deputada federal Érika Kokay. Na reunião, foram discutidas ações conjuntas de promoção e defesa dos direitos humanos e os principais eixos do Plano de trabalho que o Centro desenvolverá ao longo deste ano, que deverão ser focados na questão da moradia e pesquisa voltada às violações de direitos humanos nessa pauta.

 

“A deputada foi muito receptiva e o encontro muito proveitoso, principalmente para que pontuássemos as carências e desafios na área de direitos humanos. Também foi importante para discutirmos a articulação e a potência de ações conjuntas para o fortalecimento da agenda de Direitos Humanos no DF. Nesse sentido, ficou acordado que trabalharemos para a criação de um Comitê como mecanismo local para discussão sobre o sistema prisional no DF e articular com entidades um Fórum para debatermos assuntos que dizem respeito ao direito à progressão carcerária, denúncias de propina, níveis de violação, tortura do sistema sócio-educativo, entre outros temas pertinentes”, explica Burti. 

Para a coordenadora, a reunião foi de extrema importância para o bom funcionamento do CRDH, que conta com o apoio da deputada, que se disponibilizou para convidar um representante do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos, que integra o Comitê estadual de prevenção e repressão à tortura da Defensoria Pública, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Carlo Viana Valle, e o Secretaria de Estado da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, Sérgio Sampaio, para uma reunião em conjunto com o Conselho de Direitos Humanos do DF e o CRDH/DF.

 

Ainda na reunião com a deputada Kokay, foi ressaltada a importância da articulação conjunta com a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) e do apoio da Subsecretaria da Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (SEDESTMIDH), atualmente coordenada pelo Coracy Coelho Chavante, subsecretário de Políticas de Direitos Humanos.

 

De acordo com a assistente social do CRDH, Nair Meneses, foi acertado que o Centro também acompanhará atos que eventualmente ocorrerão nas datas alusivas ao calendário de Direitos Humanos e organizará debates e atividades de formação com a temática, dando continuidade à reestruturação de redes sociais.

Comentários

Seu comentário foi enviado com sucesso, em breve será exibido.