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CRDH/DF retoma atividades com nova equipe

Desta vez, um dos principais objetivos do Centro é atender, sobretudo, pessoas que vivem em áreas passíveis de conflito, como assentamentos, acampamentos, ocupações, etc


Ascom CRDH

03/02/2017 15:31 - Atualizado em 03/02/2017 15:43


Neste primeiro mês de execução do projeto, o foco do grupo será mapear os possíveis parceiros, as regiões administrativas do DF mais vulneráveis e planejar atuação para o primeiro semestre de 2017

O Centro de Referência em Direitos Humanos do Distrito Federal, que foi inaugurado em 2012 em Brasília e tem sido coordenado pela OSCIP União Planetária em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), retomou as atividades nesta primeira semana de fevereiro. Com uma nova equipe multidisciplinar, composta por uma advogada, psicóloga, assistente social, atendente, assessoria de imprensa e uma coordenadora, o CRDH/DF pretende continuar as ações que vinha desenvolvendo nos anos anteriores, mas, desta vez, com foco na questão da moradia. O compromisso do grupo este ano é trabalhar para que o direito à moradia saia do papel e seja assegurado a toda a população do DF. Além disso, as profissionais pretendem acompanhar denúncias de violações e trabalhar para solucionar conflitos relacionados a essa pauta.

O primeiro encontro oficial da nova equipe que vai ficar à frente do Centro, que foi selecionada na chamada pública de 25 de janeiro de 2017, aconteceu nesta semana. As novas integrantes, que já têm um histórico de militância pelos direitos humanos, se mostraram animadas e entusiasmadas com o projeto. Neste primeiro mês de trabalho, elas vão focar no mapeamento de possíveis parceiros e atendidos, bem como na metodologia de trabalho e no planejamento das atividades do CRDH para o primeiro semestre de 2017. Segundo a coordenadora-geral, Mayane Burti, este ano elas vão priorizar as demandas coletivas, que venham, por exemplo, das ruas, dos movimentos sociais, associações, entre outros. Além disso, pretendem ser um projeto que vai além de um “balcão de atendimento” ou um espaço de acolhimento. “Não queremos ficar apenas esperando as demandas chegarem até o Centro. Queremos ir às ruas, como fizemos com o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a pessoa idosa (NEVPI), que era uma extensão do CRDH. Em 2015, priorizamos as ações itinerantes e vimos que essa estratégia deu muito certo. Em um ano, conseguimos atender mais de mil pessoas, em diversas regiões administrativas do DF, levando os mais diversos tipos de atendimentos especializados, como psicossocial e orientação de um advogado”, ressaltou.  

Uma das metas do grupo para o futuro é virar referência no DF na luta e promoção dos direitos humanos, por isso elas pretendem não apenas focar nos atendimentos, mas desenvolver ações que priorizem capacitações e produção de conhecimento com a temática de direitos humanos.   

Burti também destacou que o Centro pretende fortalecer as parcerias já firmadas com instituições do poder público, a exemplo da Defensoria Pública do DF, bem como continuar a interlocução com a Rede e os demais CRDHs espalhados pelo Brasil, a fim de conjugar esforços no combate à violação de direitos humanos no país. 

Atendimentos na sede do CRDH

Embora o público-alvo do Centro nessa nova fase sejam as pessoas que vivem em áreas de conflito de moradia, qualquer pessoa que tenha seus direitos fundamentais violados pode procurar o CRDH/DF, que está localizado na galeria do Hotel Bonaparte, no Setor Hoteleiro Sul, na capital federal. Contudo, de acordo com Burti, a inauguração do espaço vai acontecer só no final de fevereiro (em data que será ainda divulgada). No espaço, serão disponibilizados para a sociedade, gratuitamente, atendimentos jurídico, social e psicológico. Os atendimentos acontecerão de segunda-feira à sexta-feira, das 09h às 18h.

CRDH/DF nos anos anteriores

Segundo dados da União Planetária, o Centro de Referência em Direitos Humanos do DF já atendeu mais de 3 mil pessoas em quatro anos. Desse total, cerca de mil atendimentos foram feitos pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, atingindo e superando todas as metas projetadas pela equipe.

Dúvidas ou mais informações sobre o CRDH/DF podem ser obtidas nos telefones (61) 3368-3421 ou no 0800 648 6067. Denúncias de violações de direitos humanos também podem ser feitas por meio do Canal de Direitos Humanos – o Disque 100, que é gratuito e funciona 24h por dia. 


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