Proposta visa sensibilizar o público sobre situação dos presídios brasileiros

O Centro de Referência em Direitos Humanos do Distrito Federal (CRDH/DF), com apoio da Taturana Mobilização Social e do Centro Universitário IESB, promove no dia 7 de novembro a roda de conversa “Encarceramento em Massa não é Justiça”. A atividade contará com a participação do ex-presidiário e escritor Emerson Franco e do representante da Rede Justiça Criminal, Felippe Angeli. Larissa Vasques e Lourival de Carvalho – psicóloga e advogado do CRDH/DF – complementam o debate.

De 19h às 20h, será feita uma experiência de realidade virtual que levará o público para dentro de uma cela superlotada, em uma simulação fiel da situação em que vivem os detentos. Dessa forma, a plateia é transportada para um espaço de 3m² e ouve relatos de  maus-tratos, de cumprimento de pena além do tempo estipulado e de pessoas que estão presas há meses sem serem julgadas e sem qualquer informação sobre seus processos.

O vídeo de 360º é narrado por Emerson Ferreira, hoje graduado em Psicologia, que passou 4 anos e meio na prisão e ganhou a liberdade em 2012. O objetivo do evento é propiciar uma sensibilização a respeito da superlotação dos presídios brasileiros e discutir possíveis soluções para o problema. Às 20h, terá início o debate, que, em seguida, será aberto para perguntas direcionadas aos convidados. A entrada é franca e não é necessário fazer inscrição prévia.

No Brasil, há mais de 600 mil pessoas encarceradas, em condições sub-humanas, para apenas 371 mil vagas no sistema penitenciário. De acordo com dados do Ministério da Justiça, a maior parte é de jovens, negros, de baixa escolaridade, que cometeram crimes sem violência, como tráfico ou furto. Cerca de 40% deles sequer foram julgados. Como forma de chamar a atenção para o tema, foi criada uma petição para ser levada aos parlamentares no Congresso Nacional. O documento pode ser acessado em prisaonaoejustica.org.

Teaser do vídeo: https://goo.gl/9YHH6Z

SERVIÇO:

RODA DE CONVERSA “ENCARCERAMENTO EM MASSA NÃO É JUSTIÇA”
Data: 07/11/2017 (Terça-feira)
Local: Auditório principal do IESB (Quadra 609, Módulo D, L2 Norte)
Horário: Experimento com óculos virtual – 19h às 20h / Debate – 20h