por Nathalia Caldas | sob supervisão de Janaína Vieira

O projeto Mais Manutenção de Respiradores ajudou a salvar, até agora, mais de 20 mil vidas. O objetivo da iniciativa é reparar respiradores mecânicos utilizados no tratamento de pacientes graves com covid-19.

A iniciativa, coordenada pelo SENAI, é formada por cerca de 28 instituições e está presente em 336 municípios, espalhados por 24 estados e o Distrito Federal. São 40 pontos de manutenção instalados no país, onde os voluntários já consertaram mais de 2 mil aparelhos.

A Universidade de Brasília é um dos parceiros do projeto, e percebendo sua importância, o professor Edson Mintsu Hung, do departamento de engenharia elétrica da UnB, se tornou um valioso aliado. Ele se juntou à força tarefa e buscou parceria com o Instituto Federal de Brasília, que já possuía experiência na manutenção de equipamentos.

Apesar de o SENAI ter desmontado a estrutura de apoio, Edson segue fazendo a manutenção em diversos hospitais do DF, auxiliando na diminuição dos gastos com respiradores, que podem ser realocados para outras áreas importantes para o controle da pandemia. 

Você encontra essa, e várias outras reportagens 100% positivas, no Canal Supren: https://youtu.be/pyTLU9M-X4k

#UniaoPlanetaria #TVSupren #ComunicacaoPositiva #ods #odsonu #ventiladormecanico #saude #covid19 #coronavirus