Existem dois tipos de colesterol. O LDL, conhecido como ruim, causa um acúmulo de gordura nas artérias e torna-se um risco ainda maior se for somado à hipertensão e tabagismo. Já o HDL, que é bom para a saúde, atua como limpeza no organismo, removendo o colesterol ruim.

Fique por dentro dos alimentos que reduzem as taxas do mau colesterol:

Farelos (trigo, aveia, arroz integrais): ricos em fibras, eles estimulam o funcionamento intestinal e reduzem o colesterol total e o LDL.

Linhaça: contém lignana e ômega 3. Ela é capaz de modular o sistema imune, reduzir o colesterol e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Azeitonas: o ideal é consumir em média de 5 a 7 azeitonas por dia, ou 1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra Virgem, para diminuir o nível de colesterol ruim. Para aqueles que possuem problemas com pressão alta, a dica é preferir o azeite de oliva na salada em uma mistura saudável e saborosa de ervas finas, limão, azeite de oliva extra virgem.

Arroz vermelho: na sua composição encontra-se a monocolina (estatina natural), substância que pode auxiliar na redução do nível de colesterol, LDL-Colesterol e VLDL-colesterol no sangue, que podem causar infartos e derrames cerebrais.

Castanha-do-pará: a castanha do pará é rica em fibras, selênio, ácido fólico e ácido graxo ômega 3 que auxilia na redução do colestrol ruim. O ideal é comer três por dia.

Fonte:

Instituto Lado a Lado pela Vida