Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF está oferecendo um curso de capacitação

Com o intuito de transformar o fechamento do Lixão em oportunidade de trabalho para os catadores de materiais recicláveis, a Secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda – Sedest – já estão oferecendo um curso de capacitação. É uma forma de garantir o emprego das famílias e com mais dignidade de trabalho.

O Lixão da estrutural está com os dias contados. Ele será aposentado nos próximos meses.  O local foi e ainda é fonte de sustento a centenas de famílias que enfrentam condições de trabalho pouco favoráveis para sobreviverem.

Mas graças a uma ação do Governo do Distrito Federal, essa dura realidade pode estar perto do fim, embora a fonte de renda continue sendo o lixo, mas em outras condições, num novo cenário, com dignidade.

São em palestras que eles estão sendo preparados. Ao todo, 480 trabalhadores vão assistir às aulas em fevereiro. Nas primeiras aulas a Sedest é apresentada com os equipamentos e serviços para atender as demandas dos catadores.

A primeira Turma do curso Agente de Cidadania Ambiental conta com 160 pessoas. A maioria mães de família. O programa ainda oferece uma bolsa mensal de 300 reais, durante um ano, aos alunos que participarem de 12 horas mensais de capacitação.