Ele está presente em milhões de lares brasileiros, mas nem todo mundo sabe dar a destinação correta. Estamos falando do óleo de cozinha usado

Em Brasília, o governo acaba de lançar uma campanha que vai transformar o óleo em produto biocombustível. Não só restaurantes, mas também as donas de casa, a partir de agora, poderão armazenar o óleo de cozinha usado e entregar os recipientes nos postos de coleta da Caesb.

Ao todo, são 14 pontos, em todo o DF. Em grande quantidade, o ideal é acondicionar o óleo em tambores plásticos e, em  menor quantidade, em garrafas pet.  Estamos falando da Campanha “Óleo na pia, nem pensar”, lançada pela Caesb.

Restaurantes, na Asa Norte, de Brasília, estão adquirindo a destinação correta do óleo, nada é jogado dentro da pia, e nem no lixo comum. De tempos em tempos, a viatura da Caesb passa e recolhe o produto. Para acioná-la, basta ligar no número 115.

No DF, existe outro projeto, que desde 2007 dá destinação ecologicamente correta ao óleo de cozinha usado. Uma associação, aqui do Varjão, transforma o produto em sabão e garante retorno financeiro a muitas famílias de baixa renda.