Onça pintada, jaguatirica, lobo guará, urubu-rei. Animais que estão em extinção. Por isso, para vê-los, muitas pessoas recorrem ao zoológico. Mas esses biólogos conseguiram comprovar que os bichos estão bem mais próximos do que imaginamos.

Eles instalaram câmeras em vários pontos do Cerrado, no entorno do Distrito Federal, onde foi possível registrar cenas como esta. O objetivo dos pesquisadores é mostrar o quanto o Cerrado é rico. Porém, está ameaçado.

Agora, entenda melhor a importância do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro. Ele ocupa 22% de todo o território nacional. Em área, só perde para a Floresta Amazônica. Sua riqueza natural conta com muitas espécies que não existem em nenhum outro lugar do mundo e, por tudo isso, a preservação é fundamental.

O projeto Documentando o Cerrado é formado por um grupo de biólogos da Universidade de Brasília. As imagens dos raros animais encontrados serão usadas em um documentário que vai servir para mostrar que o Cerrado precisa ser respeitado para continuar nos presenteando, todos os dias, com sua bela fauna e flora.