A União Planetária em convênio firmado com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República inaugurou no dia 2 de outubro o 1º Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa de Brasília. 

O evento ocorreu na asa norte e contou com a participação de diversas entidades do GDF e da sociedade civil, entre elas a Deputada Federal Erika Kokay, o Secretário-Adjunto de Políticas de Direitos Humanos do DF Raimer Rodrigues e o Presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) Luiz Legnãni. Além disso, houve exposições artesanais e apresentações culturais realizadas por pessoas idosas.

O NEVCPI desde junho realiza visitas técnicas em várias localidades do DF e entorno, como por exemplo, em associações de pessoas idosas e hortas comunitárias. O trabalho realizado nessas visitas vai desde atendimento jurídico e psicossocial, entrega de materiais relacionados a pessoas idosas à roda de terapia comunitária. 

Danuse Queiroz, coordenadora do NEVCPI afirma que o projeto vem com o intuito de servir como ponto de referência para a Pessoa Idosa, empoderamento e conhecimento sobre os direitos da pessoa idosa, por meio de informações e atendimentos gratuitos. Além disso, tem o propósito de se tornar canal de comunicação entre as redes e unir forças para a população de pessoas idosas.

O NEVPI é um espaço aberto a todos. Um lugar acolhedor que nasceu para ajudar a resgatar o conhecimento sobre direitos e a vivencia da cidadania plena, promovendo uma cultura de paz em nosso país.