por Nathalia Caldas | sob supervisão de Janaína Vieira

Brasília completou 61 anos de idade nesta última quarta-feira,  e pra saber melhor para onde estamos indo, precisamos entender de onde viemos.  

Brasília foi projetada para melhorar! Não pelo projeto, mas pela ocupação que veio dos 4 cantos do país para construir esse avião. E toda essa história está acessível mesmo durante a pandemia. O Arquivo Público do DF preparou um presente virtual para Brasília, uma exposição para contar a história da capital, no site do órgão. São fotos, relatos, vídeos e áudios que contam sobre a construção desse avião que une o Brasil no seu coração.

Integrantes ativos no desenvolvimento da agenda 2030, a cidade e sua população, mostram todos os dias, práticas que buscam alinhar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ao cotidiano das pessoas em Brasília. Talvez você nem repare, mas os 17 ODS se manifestam pela cidade. 

O Projeto Produtor de Água no Pipiripau, coordenado pela Adasa, ficou em segundo lugar no concurso Water ChangeMaker Awards, da Global Water Partnership. O objetivo é conseguir democratizar o acesso à água por meio de boas práticas do uso dos produtores locais da região. Além de minimizar conflitos por abastecimento, o projeto consegue levar água de qualidade para a população.

A educação de qualidade e para todos é foco do ODS 4, e para ajudar a tornar esse objetivo realidade, existem iniciativas como o Galt Vestibulares e o Vestibular Cidadão. O Galt Vestibulares, assim como o Vestibular Cidadão, é um cursinho pré-vestibular do DF, direcionado a estudantes de baixa renda e com atuação 100% gratuita e voluntária.

E no vazio da pandemia, os espaços verdes da nossa capital ganharam um respiro. Um pouco acima da Asa do nosso avião está um destes lugares, o Parque Burle Marx. O espaço está recebendo obras para implementação de duas ilhas de lazer para a comunidade. Mas além de uma opção de lazer, o parque é, antes de tudo, uma Unidade de Conservação.

No meio de uma das pandemias mais severas da história, o aniversário de Brasília não vai ser marcado só pelo isolamento social, mas também pela união. A crise ganhou novas combatentes, a Aliança das Mulheres que Amam Brasília. São mulheres que tem um ponto em comum: o amor pela capital. O grupo teve a ideia de, no aniversário de Brasília, arrecadar doações para famílias carentes do DF.

União. Termo tão necessário atualmente, que a União Planetária carrega no nome. São mais de 20 anos na defesa dos ideais de fraternidade, paz e justiça social das Nações Unidas. São diferentes formas de atuação, seja pela comunicação positiva do canal Supren ou dos projetos sociais como o Yoga nas Escolas, são duas décadas de esforços concentrados na implementação de cada um dos ODS.

Essa é Brasília! Em seus 4 cantos, tem alguém pensando em como deixá-la ainda melhor!

Confira a reportagem completa no Canal Supren: https://youtu.be/4SuLHLeMCaA

#UniaoPlanetaria #TVSupren #ComunicacaoPositiva #ods #odsonu #brasilia #aniversariodebrasilia