A Bielorrússia comemora nesta sexta-feira, nove de maio, o seu dia da vitória, data que marca o fim da segunda guerra mundial na Europa. Estudantes da UnB foram à embaixada da Bielorrússia, onde conheceram um pouco mais sobre o país que hoje luta pela paz.

Os estudantes da universidade de Brasília foram recebidos pelo embaixador da Bielorrússia no Brasil, Leonid Krupets. Atentos, eles puderam aprender a importância do dia da vitória para o país. Um início de paz também para o mundo, que a Bielorrússia faz questão de não esquecer.

Bielorrússia ainda guarda amargas histórias dos anos de guerra, quando um terço de sua população foi dizimada. Hoje, com nove milhões e meio de habitantes, é um país economicamente bem desenvolvido. Destaque para produção de automóveis e agricultura. É também um importante parceiro do Brasil, de quem importa café e açúcar. Mas Bielorrússia é conhecida mesmo na gastronomia, com seus tradicionais pratos feitos com batatas; pelo roque, esporte principal; e pelos antigos castelos. Que guardam a história de um povo que finalmente encontrou a paz.