A União Planetária promove o programa de alfabetização e letramento para jovens e adultos. O projeto piloto começou com os moradores do município de Cavalcante, em Goiás, e a primeira aula foi realizada na última segunda-feira (28).

O programa de alfabetização para jovens e adultos da UP tem parceria com a prefeitura da cidade e busca mudar a realidade da região, que possui 20% da população analfabeta. A meta é preparar os alunos e alunas para que conquistem autonomia.

Assinatura do acordo de cooperação entre a prefeitura de Cavalcante e a União Planetária.

Além dos alunos, diversas autoridades estiveram presentes, como representantes da União Planetária, secretários do município e o prefeito da cidade, Vilmar Kalunga. Para ele, o projeto marca o inicio de um nova história em Cavalcante. “Muitas pessoas daqui não tiveram essa oportunidade de estudar. O estudo é o que pode tornar nossos sonhos possíveis. Vamos romper essa barreira e mostrar para o mundo que quando a gente quer, a gente consegue”, disse o prefeito.

Uma das alunas, Abadia, tem confiança que o projeto vai melhorar a vida dela. “Eu ficava na roça trabalhando e não tive oportunidade de estudar. Agora vou cuidar de mim, me sinto muito feliz e agradeço aos que me convidaram”, comemorou a aluna.

Alunos da primeira turma do projeto de alfabetização.

O projeto tem duração de 3 meses com aulas de segunda a sexta-feira no turno noturno. No final, os alunos receberão um certificado de conclusão do curso. O objetivo é que a iniciativa tenha continuidade em outros municípios do Brasil.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, cerca de 11 milhões de pessoas com mais de 15 anos não eram alfabetizadas no país.