por Nathalia Caldas | sob supervisão de Janaína Vieira

Em mais de duas décadas, a União Planetária empreendeu diversas iniciativas em prol de um mundo melhor, além de inúmeras  ações voltadas aos  ODM.  Em 2021, tendo em vista o fato de os objetivos da União Planetária corresponderem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, os dirigentes da UP decidiram adotar como centro de todas as atividades da instituição a disseminação e implementação dos ODS. Assim, a sua programação, inclusive televisiva, estará voltada, primordialmente, para os ODS, que ampliam expressivamente a percepção do Brasil e do mundo que queremos para todos.

Conheça alguns dos projetos da UP:

SUPREN

Em 2021, a Tv Supren, braço de comunicação da União Planetária, passou por uma mudança em sua identidade visual e agora se chama Canal Supren.

A Supren é pioneira no conceito de comunicação positiva no Brasil. Dedicada ao bem estar, educação, saúde, ciência, autoconhecimento, meio-ambiente e sustentabilidade. Trabalhando suas pautas, especialmente, com foco na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Supren dá visibilidade às iniciativas e boas notícias que se relacionam aos 17 objetivos que visam melhorar nosso planeta.

Veja a matéria sobre a nova identidade visual do Canal Supren: http://uniaoplanetaria.org.br/2021/03/15/tv-supren-agora-canal-supren-entra-2021-de-cara-nova/

PEDAGOGIA DAS VIRTUDES

O Movimento Pedagogia das Virtudes (MPV) surgiu em 2013,  sob a coordenação da União Planetária, com o objetivo de entender as causas da violência e resgatar as virtudes humanas. O Movimento é composto por diversas instituições que se unem para atuar de forma efetiva na transformação social.

Dentre as iniciativas do movimento, está o Projeto Yoga nas Escolas, que atua em duas escolas do DF, com a proposta de, em cada prática de ioga, trabalhar junto uma virtude. Além de seminários, com temas diversificados para promover a reflexão em torno das virtudes da sociedade, também são feitos os encontros do Café com Virtudes, com objetivo de dialogar sobre as ideias propostas.

PROJETO EDUCACIONAL SUPREN

O Projeto Educacional Supren, é uma iniciativa da União Planetária que conecta métodos educacionais à vivência prática dos estudantes. O Projeto adapta à realidade brasileira a metodologia SEE Learning™ (Aprendizado Social – Emocional – Ético), desenvolvida pela Universidade de Emory nos EUA, em parceria com o Instituto Dalai Lama.

A instrução acontece por meio de projetos onde o aluno coloca em prática, de forma conectada, os aprendizados das diversas disciplinas. A escola é aberta à comunidade com oficinas e projetos, com ênfase especial nas áreas de saúde, alimentação, sustentabilidade, comunicação não violenta e empreendedorismo. Essa metodologia visa proporcionar aos jovens a consciência de que eles são os  protagonistas das suas histórias e das mudanças que vêem necessárias em suas comunidades.

MOVIMENTO 2022/2030 – O BRASIL E O MUNDO QUE QUEREMOS

Em 2015, foi lançado o Movimento 2022: O Brasil que Queremos, fruto de uma parceria entre a União Planetária e a Universidade de Brasília, por intermédio  do Núcleo de Estudos do Futuro. O Movimento está em sintonia com a Agenda 2030, da ONU, que busca implementar um plano de ação para o planeta, por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.

O Movimento concebeu espaços, em 12 Grupos de Estudos, para diálogos construtivos entre acadêmicos, profissionais de diferentes áreas do conhecimento e representantes do governo e da sociedade civil sobre questões que afligem o país, visando encontrar soluções e respostas.

Saiba mais sobre o Movimento no site: http://www.2022brasil.org.br/

INTERNACIONAL

Seguindo seus propósitos de buscar a fraternidade universal e a paz mundial, a União Planetária fomenta a cooperação internacional. Com esse intuito, são realizadas parcerias com organismos e entidades internacionais, como embaixadas sediadas no Brasil e diversas agências da ONU.

VOLUNTARIADO

Para servir de apoio e trazer a participação da sociedade nos âmbitos de atuação da União Planetária, a entidade incentiva o trabalho de voluntariado em suas equipes. Qualquer pessoa pode atuar como voluntária nos projetos da UP, de acordo com suas capacidades e habilidades. O voluntariado traz a possibilidade de servir ao bem e trabalhar pela transformação social, a partir de uma perspectiva positiva. 

Saiba como ser um Voluntário acessando o link: http://uniaoplanetaria.org.br/voluntariado/

#UniaoPlanetaria #TVSupren #ComunicacaoPositiva #ods #odsonu #coletaseletiva #lixo #reciclagem #SLU #cooperativa #catadores