Começa, nesta segunda-feira (21), o atendimento do primeiro Ambulatório Trans de Brasília. A unidade, localizada no Hospital Dia (508/509 Sul), oferece assistência em psicologia, psiquiatria, serviço social, endocrinologia e enfermagem para travestis e transexuais.

A intenção é que em breve haja a inclusão de especialidades como ginecologia e urologia. Um dos procedimentos disponibilizados será a hormonização, que permite a mudança corporal ao longo do processo transexualizador.

Para Ludymilla Santiago, de 34 anos, a iniciativa tenta preencher uma lacuna deixada pelo sistema de saúde público, que muitas vezes não acolhe esse segmento com respeito e dignidade. Ela é membro da associação ANAVTrans e participou do grupo de trabalho voltado à implementação do ambulatório.

Ludmylla ressalta a necessidade de romper com a chamada transfobia institucional. “Criar um equipamento especializado não significa dar privilégios a uma população. As pessoas precisam fazer uma discussão mais aprofundada e perceber que não adequar o corpo causa um profundo sofrimento físico e emocional. O Estado não pode negligenciar isso”, afirma.

O projeto é uma realização das Secretarias de Saúde e do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, em parceria com a Defensoria Pública do DF e com entidades da sociedade civil.

Para ter acesso aos serviços, basta se dirigir ao local de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 16h, e agendar a participação nos grupos de entrada.

Inauguração do ambulatório ocorreu no último dia 14 com a presença de autoridades (Foto: Brito/Saúde-DF)
Projeto é uma realização do Governo do Distrito Federal, em parceria com a Defensoria Pública do DF e movimentos sociais (Foto: Brito/Saúde-DF)
Unidade oferece assistência em psicologia, psiquiatria, serviço social, endocrinologia e enfermagem para travestis e transexuais (Foto: Brito/Saúde-DF)


Foto de capa: Wilson Dias/Agência Brasil