A educação e a formação dos valores como determinantes para a relação professor-aluno foram o centro das reflexões do encontro

Foi realizado na última terça-feira (04/09), no Centro Universitário de Brasília, no Campus II de Taguatinga, o 32º Seminário do Movimento Pedagogia das Virtudes e o 1º Encontro de Extensão do UniCEUB, com a presença da assessora da instituição anfitriã, Renata Innecco Bittencourt, do professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Fragelli, do doutor em Psicologia, Antônio Monteiro dos Santos, e da professora Maria do Amparo de Sousa. Tendo como tema “A Pedagogia das Virtudes na sala de aula”, o evento buscou chamar a atenção dos presentes para a importância de valores serem abordados e ensinados nas escolas.

 

A mesa, que foi coordenada pela assessora de extensão do UniCEUB, Renata Innecco Bittencourt, trouxe reflexões com o objetivo de promover metodologias e sugestões inovadoras, que centram na formação virtuosa entre alunos e professores. Segundo Bittencourt, a proposta principal é de dialogar sobre as relações humanas. “A gente percebe que isto não tem sido tratado nem em políticas públicas e nem em ambientes de diálogos políticos, mas, aqui, incentivamos esse retorno à responsabilidade que se deve ter com a outra pessoa”, ressaltou.

 

Em sua fala, o professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Fragelli, apresentou algumas metodologias ativas colaborativas, baseadas para uma formação humanizada, que, de acordo com ele, já são aplicadas por mais de mil professores em todo o país, com resultados positivos e de grande engajamento dos estudantes.

Ainda sobre os métodos inovativos de ensino, o professor afirma, por exemplo, que eles elevaram o rendimento escolar dos alunos, maior índice de aprovação nas disciplinas e um menor índice de nervosismo e ansiedade em provas. “Na nossa educação, nós aprendemos a ser cada vez mais competitivos e a idéia é de mudar esta perspectiva, fazendo com que os estudantes se preocupem com a pessoa que está ao seu lado”, explicou.

O acadêmico também fala sobre a importância da união e da cooperação entre os alunos. “Não há estudante isolado. Não há obstáculo mais angustiante do que caminhar de mãos dadas com a solidão; sem mãos que se tocam, sem ombros que se apóiam e sem olhos que se olham”.

Já a professora graduada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Maria do Amparo de Sousa, abordou o tema do seminário sob o ângulo da construção de sujeitos eticamente virtuosos. Ela afirma que, partindo de fundamentos teóricos e metodologias, baseando-se nos estudos de psicologia, é possível alcançar mais eficiência nos resultados. “Fundamentos teóricos e metodológicos têm um certo potencial de promover a identidade profissional cidadã e um ser humano democrático eticamente”, concluiu.

No encerramento, o doutor em Psicologia, Antônio Monteiro dos Santos, falou sobre a importância da relação professor e aluno para uma excelente aprendizagem, partindo do princípio de como ser lúcido, congruente e ter aceitação condicional do outro ser humano. “Você precisa ter em mente que você precisa tomar conta da sua mente e você é responsável por ela, tanto o aluno como o professor. Quando eu vou dar aula, preciso estar bem interiormente e deixar os problemas lá na porta”, defendeu.

Seminários Pedagogia das Virtudes

O ciclo de seminários visa promover uma reflexão sobre o papel e a importância das virtudes humanas na transformação da sociedade. São eventos nos quais palestrantes renomados de diversas áreas do saber, que compactuam da filosofia do Movimento, dialogam os mais diversos assuntos pertinentes à construção de um mundo melhor. Os encontros abertos ao público no geral são gravados e transmitidos pela TV SUPREN, canal de comunicação da União Planetária, no canal 2 da NET, em Brasília, Goiânia (12 da NET) e Salvador (15 e 17 da NET). Além disso, os vídeos são disponibilizados no canal da emissora no YouTube: TVSuprenBrasília.