por: Águida Leal sob supervisão de Janaína Vieira –

A União Planetária, juntamente a Universidade de Brasília, convida você a participar do 40º Seminário do Movimento Pedagogia das Virtudes, desta vez sobre “O poder das emoções”. O encontro vai acontecer na próxima quinta-feira, 24/10, a partir das 10h, no Anfiteatro 06 da UnB. A conversa abordará temas como saúde mental, propósito e significado da vida.

Segundo o coordenador do Movimento Pedagogia das Virtudes, João Santoro, a Universidade percebeu a necessidade de abordar temas sobre a importância da vida ao notar um crescimento de alunos da instituição que estão passando por problemas mentais, como depressão e ansiedade. Por isso, convidou o Movimento, projeto coordenado pela União Planetária, para abordar a temática.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, estima que, até 2023, a maior causa de afastamentos em empresas será a depressão. Segundo levantamento realizado pela plataforma online especializada em saúde mental, Vittude, 37% das pessoas possuem estresse severo, 59% estão com depressão severa e 63% têm ansiedade em níveis elevados (números mundiais).

Conforme matéria publicada no portal G1 em 2018, uma pesquisa feita pela psicóloga Karen Graner mostra que 30% dos universitários brasileiros sofrem algum tipo de transtorno. Em escala mundial, este número cresce para 49,1% dos universitários.

Ao mesmo passo, instituições de ensino, o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde e outros profissionais e órgãos, se colocam preocupados com essa crescente. O Governo brasileiro possui uma rede de serviços para pessoas com transtornos: Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), Centros de Convivência e Cultura e leitos de atenção integral em hospitais.

As Instituições de Ensino Superior, IES, possuem Núcleos de Atendimento Psicopedagógico para atender todos os alunos que precisam de ajuda. Um artigo publicado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS divulgou que “tem sido um espaço importante de acolhimento e orientação ao estudante e que suas ações podem contribuir para apoio e permanência do estudante na IES”.

Para mediarem a roda de conversa, o Seminário contará com a presença do psiquiatra do Instituto de Neurociências de Brasília, Alexandre Rozenwald, do voluntário do Centro de Valorização da Vida, CVV, Maurício Rodrigues e da representante da Federação Espírita Brasileira, Maria Amélia.

Informações:

Data: 24 de outubro de 2019, quinta-feira
Local: ICC – Anfiteatro 06 da UnB
Horário: às 10h