11 mar
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CEF01 do Planalto abre inscrições para contraturno inovador até 25 de março

A partir de 28 de março, começam as atividades de contraturno do Centro de Ensino Fundamental 01 da Vila Planalto (CEF01 do Planalto). Para que as crianças possam participar de oficinas de Educação Ambiental, Arte Educação, Inovação, Movimento e Roda de Aprendizagem, os pais devem inscrever seus filhos no período de 9 a 25 de março.

As oficinas do Projeto Educacional Supren visam promover o desenvolvimento da sensibilidade, da consciência corporal e ambiental, contribuindo para uma educação integral. As atividades serão desenvolvidas em contato com a natureza e em ambiente lúdico e criativo, em salas específicas dentro do espaço da escola ou locais próximos da escola, tendo como objetivo trazer um impacto positivo no aprendizado dos alunos e em suas vidas como um todo.

São opcionais e visam valorizar as individualidades e percepções dos alunos, respeitando os tempos das modalidades de aprendizagem de cada qual, incluindo os diversos campos da dimensão humana, como arte, tecnologia, práticas corporais que favoreçam um olhar amoroso e cuidadoso do próprio corpo e mente.

Os pais podem escolher dentre os quatro tipos de oficina, nas frequências de duas, três ou quatro vezes por semana, como lhes for mais conveniente. A realização dessas oficinas de contraturno e da Roda de Aprendizagem fazem parte da programação do Projeto Educacional Supren, que foi selecionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e está sendo supervisionado pela Secretaria da Educação do DF.

A coordenadora pedagógica do Projeto, a psicopedagoga Janine Costa, que é Mestre em Educação, explica que “as aulas se baseiam em metodologias ativas, por meio de projetos, oficinas e vivências, favorecendo a participação dos estudantes e proporcionando o desenvolvimento de habilidades em diversas áreas.”

Conheça a equipe das oficinas:

O planejamento das oficinas de contraturno foi harmoniosamente alinhado com a equipe pedagógica da própria escola. As atividades serão realizadas por uma equipe de educadores, instrutoras de Yoga e arte-terapeutas especializados em ecologia e abordagem educacional socioemocional. São eles:

MovimentoGiselle Vilella, nutricionista, educadora física e instrutora de Yoga e Auristela Brasil pedagoga, especializada em Psicopedagogia Institucional e instrutora de Yoga para crianças, estarão atentas ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, no que se refere à consciência corporal, nas habilidades socioemocionais e no bem-estar físico e mental.

Ambiental – Rhuan Max, permacultor e educador ambiental e Andressa Coelho, cientista e educadora ambiental, irão trabalhar o plantio de hortas, desenvolvimento de composteiras e educação ambiental na prática.

Inovação – Edson de Araújo Soares, engenheiro de software pela UnB e educador de robótica, desenvolverá a criatividade dos alunos no espaço maker, especialmente montado pelo Projeto Educacional Supren para estimular soluções inovadoras.

Arte – Fernanda Alves, Mestre em educação, arte-educadora ambiental, artesã e gestora cultural e Ana Lúcia Lourenço, psicóloga, professora Waldorf e arte-educadora, desenvolverão práticas artísticas que integrem o Pensar, o Sentir e o Querer, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades manuais, artísticas e de expressão, por meio da arte educação.

Essas possibilidades educativas vivenciadas por meio de propostas lúdicas e inovadoras, favorecem uma formação integral, e, principalmente, devolvem para o ambiente escolar a alegria e o prazer de aprender.

 

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Sobre o Projeto Educacional Supren

O Projeto Educacional Supren foi um dos projetos selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), no edital Nº 04/2019 – ESCOLAS INOVADORAS.

O Projeto Educacional Supren, de autoria de Janine de Lucena Costa, Eduardo Henrique Coelho Weaver e Vinícius Gouveia Scartezini de Rezende, submetido por meio da União Planetária à FAP-DF, está sendo implantado no CEF 01 do Planalto, desde 2021. Um dos diferenciais que o distinguem de outras iniciativas de inovação escolar é a proposta de realizar o “esverdeamento” da escola de acordo com princípios permaculturais e da cultura regenerativa. Dessa forma, os professores e estudantes poderão posteriormente desenvolver uma série de atividades e projetos vinculados aos aprendizados previstos no currículo da escola. Essa infraestrutura “verde” permitirá o desenvolvimento da sensibilidade dos estudantes e a compreensão de como operam os ciclos na natureza.

Sobre a União Planetária

A UNIÃO PLANETÁRIA é uma organização qualificada pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Seu objetivo principal é a defesa dos ideais das Nações Unidas de fraternidade universal, de paz mundial, de justiça social, o que implica em trabalhar pelo fim da miséria e de todos os males sociais, procurando estabelecer novos paradigmas a partir de valores éticos, morais, culturais, sociais, assistenciais, econômicos, ambientais e espirituais cada vez mais elevados. Fundada em 1997, desenvolve projetos nas áreas social, educacional, ambiental e de comunicação em todo o país, disseminando exemplos positivos e iniciativas de sucesso por meio do canal de comunicação TV SUPREN, um canal de TV educacional que recebeu muitos prêmios, incluindo o Gandhi Communication Award. Em 2009, assinou em Nova York uma parceria com a ONU para promover ações relacionadas aos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). Outras informações podem ser observadas no link http://uniaoplanetaria.org.br/uniao-planetaria/quem-somos/historia/.

A União Planetária está executando o Projeto Educacional Supren (PES) com o apoio de uma equipe altamente qualificada, incluindo Mestres e Doutores com uma vasta experiência no campo educacional, com importantes contatos internacionais e conhecimento prático sobre ecologia, cultura da paz, sociocracia, práticas holísticas, permacultura e metodologias regenerativas de forma a contribuir positivamente para uma educação inovadora no Distrito Federal.

Sobre o Edital da FAP-DF

O EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 04/2019 – FAPDF – ESCOLAS INOVADORAS veio a público visando celebrar TERMOS DE COLABORAÇÃO com Organizações da Sociedade Civil, de acordo com os dispositivos legais, para executar projetos de educação inovadora, no período de até 24 (vinte e quatro) meses. Os projetos selecionados, distintos e independentes, estão sendo realizados em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE/DF), são definidos como projetos de cocriação de protótipos de escola inovadora, a serem implementados de forma piloto no escopo da parceria.

Coordenadora Geral e Pedagógico do Projeto Educacional Supren:

Janine de Lucena Costa, Pedagoga, Mestre em Educação, com Especialização em Orientação Educacional. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Psicodrama. Mestre em Educação pela UNB – Tema de Pesquisa: Avaliação Institucional e Avaliação de Desempenho. Atou na Docência e na Orientação Educacional de Educação Infantil e Ensino Fundamental por 14 anos. Presta consultoria na área de Desenvolvimento de Pessoas e Educação em Organizações e Instituições de Ensino. Foi Diretora Executiva da União Planetária, onde continua como colaboradora da área de educação. Foi coordenadora acadêmica da Escola de Gestão da Fundação Universa ligada a Universidade Católica. Atua como docente em cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Gestão de Pessoas, Pedagogia Empresarial e Docência do Ensino Superior.

Quem é quem:

Gerente Ambiental, de Sustentabilidade e de Integração Internacional:

Eduardo Henrique Coelho Weaver, Engenheiro Eletrônico pela PUC-RJ, Master of Science pela Universidade de Birmingham (Inglaterra), MBA em Gestão Empresarial pelo INPG, educador, ambientalista, professor de yoga, vice-presidente da União Planetária, diretor do Instituto Teosófico de Brasília (Paraíso na Terra), diretor da Editora Teosófica, ex-editor da Revista Sophia, com muitos artigos e editoriais publicados, coordenador do movimento Educação Gaia em Brasília, Treinador Certificado do Gaia Education, conferencista internacional com vários programas de palestras, entrevistas e debates na TV Supren. É profundo conhecedor da cultura oriental, e facilitador de oficinas e cursos sobre yoga, meditação, cultura regenerativa, holismo e autoconhecimento

Gerente Administrativo e Financeiro:

Vinícius Gouveia Scartezini de Rezende, Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com especialização em Engenharia de Saúde e Segurança do Trabalho pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP) e mestrado em ciências da Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP). Atuou no setor petroleiro na área de upstream. Atuou na Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás), coordenando e executando estudos técnicos e econômicos para a promoção do biogás e do biometano na matriz energética brasileira. Atuou no desenvolvimento de projetos em saneamento ambiental e energia renovável. Possui formação e certificação em auditoria e perícias ambientais, de insalubridade e de periculosidade.

Andressa Coelho, nascida e criada em Brasília, mãe da Bia de 7 anos. Cientista Ambiental formada pela UnB, trabalha com arte e educação ambiental há cerca de dez anos passando por espaços formais e informais de educação como o Sítio Geranium, Ateliê Anjico, Escola Céu de Brasília e algumas escolas públicas com  elaboração e execução de projetos ambientais e de sustentabilidade.

Contatos para entrevistas:

  • Eduardo Weaver – Vice-Presidente para Educação da União Planetária e um dos autores do Projeto Educacional Supren (PES) com a psicopedagoga Janine Costa e o engenheiro Vinícius Scartezini – (61) 98111-5547
  • Nilce Coimbra – Diretora do CEF 01 do Planalto – (61) 99230-8409
  • Assessoria de Imprensa (Cacá Zinato) – (61) 99103-3696