23 abr
  • Por Administrador

Projeto Ecoar incentiva o protagonismo jovem em escolas públicas do DF

Com sorrisos, letras de rap compostas de
improviso, dinâmicas e rodas de conversa, alunos da rede pública de ensino do
Distrito Federal (DF) receberam, no dia 19 de abril, as primeiras oficinas do
“Projeto Ecoar: Protagonismo em Rede”, uma iniciativa da União Planetária (UP),
em convênio com o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos
e apoio da Secretaria de Educação do DF.

O projeto, lançado em dezembro de 2015, atuará
até novembro de 2016 em nove escolas e em uma unidade de cumprimento de medidas
socioeducativas do Distrito Federal (veja
quadro
). O objetivo principal é criar Núcleos de Educomunicação em cada
instituição, utilizando as ferramentas da comunicação e da educação para tratar
transversalmente a temática dos direitos humanos. Segundo Mayane Burti, Diretora
Executiva da União Planetária, o projeto “objetiva mostrar aos jovens caminhos
para atuação enquanto protagonistas da transformação social e da promoção e
defesa dos direitos humanos em suas comunidades. É uma ação de educação em
direitos humanos baseada na comunicação positiva e no incentivo à formação de
redes e ao protagonismo”.

As oficinas têm, como público prioritário, adolescentes entre 12 e 17 anos do ensino fundamental e médio de escolas públicas.
Trabalhando ferramentas de comunicação em oficinas de texto (criação e texto
jornalístico), rádio, design, audiovisual, montagem, redes sociais,
produção e fotografia, os oficineiros buscam formar, nos jovens, um senso
crítico em relação ao modelo de comunicação vigente, apresentando-lhes uma nova
proposta: a comunicação positiva na construção de uma cultura de direitos
humanos.

As primeiras oficinas contaram com intensa
participação, cerca de 100 inscritos. A partir das dinâmicas propostas, foram
realizados diálogos a respeito de temas relevantes, como: racismo,
identidade de gênero, preconceito, bullying, violência, direito à
moradia, saneamento básico, corrupção, entre outros.

As intervenções nas nove escolas e na unidade de
medida socioeducativa serão semanais e, ao final do projeto, será realizado um
grande evento de exposição dos produtos elaborados ao longo do ano pelos
jovens. 

COMENTÁRIOS (2)

Grande local tem aqui… Tem difícil encontrar excelente escrevendo como o seu estes dias.
Eu realmente agradeço pessoas como você! Cuide!

Obrigados, Hamilton!

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